Estresse no futebol, como controlá-lo?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

No esporte o estresse é uma das variáveis determinantes do rendimento esportivo e por este motivo tem sido estudado ao longo dos anos por vários pesquisadores no campo das ciências do esporte.

Os sintomas e consequências são investigados com o objetivo de desenvolver instrumentos eficazes de diagnóstico e controle do estresse. Os resultados desses diversos estudos nos permitem compreender que o estresse poder afetar os atletas de diferentes formas e que devemos levar em consideração fatores como idade, sexo, nível de rendimento e modalidade esportiva.

Essa situação que requer alguma adaptação dos atletas que denominada estresse pode ter diversas fontes, tais como: o volume dos treinos, a importância da competição, contusões, pressão da torcida, a obrigação de vencer, a cobrança do técnico, a cobrança do próprio atleta, de colegas da equipe e às vezes da própria família.

E nestas situações é que a ausência de instrumentos para controle do estresse é que alguns ou muitos atletas perdem o controle emocional. Estes mesmos atletas eventualmente acabam recorrendo à utilização de medicamentos para controlar o estresse, em outros casos vão buscar o relaxamento na bebida alcoólica ou até na comida.

Pelo este motivo, na coluna desta semana que contribuir com a exposição de uma técnica para controle do Estresse: a Técnica de Respiração. Esta técnica somática, desenvolvida por Lindemann (1984), é realizada através da respiração e por meio de movimentos respiratórios, na qual se pretende relaxar todo o organismo e os segmentos corporais.

Os principais efeitos desta técnica são:

• Relaxa todo o corpo e a mente por meio da respiração profunda;

• Aprende-se o autocontrole e o autodomínio sobre o corpo e a mente;

• Melhora a capacidade mental de relaxamento e consequentemente a saúde mental e a qualidade de vida.

• Podemos atentar que a grande vantagem desse método é a flexibilidade de aplicação: pode ser realizada em qualquer lugar, em qualquer momento e com duração de apenas 2 a 5 minutos.

Temos as seguintes opções para as posições para a realização desta técnica:

1. Posição sentada (numa cadeira ou num banco);
2. Posição deitada no chão (relaxamento profundo);
3. Pernas colocadas em cima de uma cadeira e corpo deitado no chão;
4. Posição em pé (adequado para competição);
5. Respirar profundamente caminhando ou correndo levemente (adequado para competição).

A fase de preparação da técnica necessita que o atleta esteja numa posição cômoda e num lugar tranquilo, que esteja mentalmente positivo e que a expiração do atleta seja profunda.

Na execução a inspiração deve ser um processo natural e acontece automaticamente; devem-se evitar intervalos após a fase de inspiração; a fase de expiração de ser levemente prolongada, sendo que após esta fase é necessário termos um intervalo acentuado. Lembrando que a referência na execução deve ser a respiração abdominal.

Como orientação, recomenda-se contar internamente, na fase de inspiração, até 3, e na fase de expiração, até 5. No final dos exercícios de respiração, devem-se abrir os olhos e aplicar a fórmula positiva de autoafirmação, como por exemplo: "Eu estou me sentindo tranquilo, concentrado, com muita energia e pronto para competir".

O exercício da respiração pode ser realizado em durações diferentes conforme abaixo:

1. Programa de 2 minutos: Relaxamento parcial (antes de treinos e competições);
2. Programa de 5 a 10 minutos (com música de relaxamento): Relaxamento profundo (após treinos e competições);
3. Programa de 10 a 15 minutos (com música de relaxamento): Relaxamento profundo (antes de dormir, um dia antes da competição).

E você, tem controlado seu estresse? Fica a dica, tente a técnica da respiração e sinta-se melhor e no controle de suas emoções.

Para interagir com o autor: gustavo.davila@universidadedofutebol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso