Futebol alemão em crise?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muita gente no Brasil vibrou com a eliminação da Alemanha da Copa. Esses se sentiram vingados, ou parcialmente vingados, pelos 7 a 1 do mundial anterior, mas há inúmeras discrepâncias entre o vexame alemão de 2018 e a humilhação brasileira de 2014.
A derrota do Brasil há quatro anos simbolizou tudo o que há de errado em nosso futebol. Não foi o ‘time de Felipão’ que foi humilhado. Foi o futebol brasileiro que ali teve a sua inferioridade global mostrada a todo o planeta. Estamos doentes faz muito tempo. Mas no Mineirão em 2014 foi aberta uma enorme ferida que ficou evidente para todos o tamanho e a profundidade da nossa péssima saúde.
E entenda que aqui não há nenhum complexo de vira-lata. Muito menos oportunismo. Não foi porque ganhamos em 2002, por exemplo, que tudo estava perfeito. Pelo contrário. Já estávamos envolvidos com inúmeras CPIs e acusações. Mas um título mundial sempre causa a falsa impressão de que está tudo bem. Muitas vezes o torcedor compra a ideia de que seleção e futebol brasileiro são a mesma coisa. Mas não. São coisas completamente diferentes. O nosso time é e sempre será um dos melhores do mundo. Porém ele não representa em sua totalidade o futebol do país. Falo aqui de dirigentes, calendário, renda dos clubes, condições de trabalho, qualidade do campeonato nacional e uma serie de outras coisas.
Você acha que se o Brasil de Tite ganhar a Copa estará tudo bem? O atual e últimos presidentes da CBF são gênios? Estamos em nossos campeonatos locais praticando um futebol de qualidade? Tenho dúvidas.
A Alemanha mesmo tendo sido um fiasco na Copa da Rússia segue no caminho certo. O planejamento estabelecido após o vice-campeonato de 2002 segue adiante normalmente. Os alemães entenderam naquele momento que estavam muito arraigados no futebol jogado no século passado. E revolucionando a formação dos jogadores, técnicos e fortalecendo o campeonato nacional mudaram completamente sua filosofia de jogo.
Outro exemplo que corrobora com isso: a seleção da Inglaterra não ganha nenhuma Copa desde 1966. Mas eles tem a melhor liga do mundo. Compreende a diferença entre gestão do futebol e o que representa a seleção do país?
O torcedor brasileiro tem todo o direito de comemorar a desclassificação da Alemanha. Mas eles estão no caminho certo. Já nós…mesmo ganhando a Copa estamos na segunda, caindo para a terceira divisão mundial.
 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso