Mais um empréstimo, menos uma chance

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

No começo de toda temporada, observo a quantidade de atletas que chegam e saem dos seus clubes de origem. Me pergunto, por qual motivo estes vêm e vão sem conseguir materializar seus objetivos em temporadas bem-sucedidas, em termos de desempenho esportivo?

Às vezes imagino que o atleta nesta situação, não se dá conta que a cada ida e vinda, sem os resultados esperados, as chances de emplacar na carreira ficam cada vez menores, visto a oferta de novos atletas que se apresentam no mercado todos os anos. Penso particularmente que a falta do estabelecimento de metas para cada situação de empréstimo, pode ser uma das razões para que os atletas entrem e saiam dos clubes sem êxito.

Já abordei anteriormente sobre o tema metas, justamente por ser este, realmente, um ponto fundamental para a carreira de todo atleta de futebol. Acreditando nisso, vou compartilhar com vocês um item importante para que se tenham metas e objetivos na carreira. Este item é seu plano de ação!

Quando um atleta parte para um novo desafio, vindo de sucessivos empréstimos, traçar um plano de ação pode ser mais valioso do que ele imagina. Traçar bons planos de ação e metas para a carreira é fator fundamental de sucesso.

Por que é importante traçar um plano de ação?

Planejar, além de economizar tempo e consequentemente dinheiro, cria nortes para a execução das ações que levarão o atleta na direção dos objetivos traçados. Além disso, o planejamento prévio das ações, traz benefícios adicionais como:

  • Força o atleta a organizar seu pensamento e esclarecer os pontos que precisam ser enfrentados para alcançar o sucesso;
  • Um bom plano de ação, discutido e reavaliado, permite identificar falhas ou erros que podem ser evitados antes da execução.

A partir das metas definidas, na ocasião de um empréstimo, o atleta precisa planejar as ações que ele acredita conscientemente, que o levarão ao sucesso. Aí sim, ele aumentará suas chances de sucesso na temporada e com isso, finalmente, poderá se estabelecer na carreira dentro de futebol.

Para concluir a reflexão, vou citar as dicas para cada atleta traçar um bom plano de ação, conforme mencionado no livro Metas, de Brian Tracy.

  1. Faça uma lista de todas as coisas que lhe ocorrerem, que terá de fazer para ser bem-sucedido no novo empréstimo.
  2. Organize a lista por prioridades: qual a ação mais importante? Qual a 2ª mais importante? E assim por diante.
  3. Organize sua lista por sequência: qual a primeira ação a ser realizada, para que as demais possam ser executadas?
  4. Defina claramente quanto tempo será necessário para medir os impactos das ações realizadas, nos seus objetivos traçados.
  5. Consulte, gerencie e reveja periodicamente seu plano de ação.

Cabe a todo atleta lembrar que a busca e a conquista de uma meta são uma questão de escolha! Traçar um plano ajuda, mas não resolve o problema do baixo desempenho, o que realmente pode resolver essa questão é o seu empenho, engajamento e dedicação no caminho a seguir.

Até a próxima.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso