Marca forte

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Um dos principais fatores para o fortalecimento da marca de um clube é, necessariamente, os ídolos que por ele passam. Jogadores que marcam a sua história no futebol e que reforçam momentos vitoriosos do clube são aqueles que, invariavelmente, elevam o nome da instituição onde quer que vão.

No último final de semana, a cidade de East Midlans, na Inglaterra, recebeu a abertura da Superleague Formula, competição entre carros que representam clubes de futebol. Foi o início do que pode se chamar de grande sacada esportiva, numa mistura de duas paixões mundiais: carro e futebol.

Mas do que adianta fazer uma corrida de carros de futebol se o que é mais precioso na história de um clube, que são os ídolos, não estiverem presentes. Foi assim que pensou o Milan, que faz parte da Superleague e que hoje é um dos mais avançados clubes em termos de marketing.

Em meio ao paddock, sala de imprensa e área VIP do autódromo de Donington, circulava entre as pessoas Franco Baresi. Sim, aquele zagueiro, que fez o Milan aposentar a sua camisa de número 6, aquele que Romário classificou como o jogador mais difícil que enfrentou durante toda a carreira.

Baresi estava lá, curtindo a prova, conversando com os jornalistas, sendo solícito aos pedidos para tirar fotos e dar entrevistas. Baresi cumpriu sua função como embaixador do Milan. Ajudou a reforçar a marca do clube na estréia milanista no automobilismo. E, também, ampliou a cobertura da mídia para o início da Superleague.

Por essas e outras que o futebol da Europa, cada vez mais, se assimila às ações de marketing das grandes ligas esportivas americanas. Em busca da massificação de um esporte, o Milan levou para a Inglaterra um dos jogadores que mais representa a história de seu clube. Foi o único, entre os 17 que participam da competição, a ter uma idéia parecida.

O Flamengo, em peso, esteve em Donington. Marcio Braga e Ricardo Hinrichsen, respectivamente presidente e vice-presidente de marketing. E Zico, Junior ou qualquer outro bom representante do clube Rubro-Negro?

O sucesso da estréia de uma nova modalidade que reúna clubes de futebol passa, necessariamente, pela exploração comercial das fortes marcas que são os clubes. Do contrário, será mais uma boa idéia jogada no lixo…

Para interagir com o autor: erich@universidadedofutebol.com.br

Autor

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso