O futebol contra a fome

Caros amigos da Universidade do Futebol,

Sempre ressaltamos neste espaço a grande relevância do futebol para a sociedade moderna, principalmente com relação à sua responsabilidade social. O futebol, como sabemos, tem o poder de reinserir na sociedade as comunidades mais carentes do mundo, fazendo pessoas de classes diferentes se unirem tanto na prática do esporte, como na qualidade de torcedores para times e seleções nacionais. Mais do que isso, a força do futebol pode ajudar essa população carente a enfrentarem outros problemas que não estejam ligados diretamente ao esporte.

Aproveitando essa grande força do futebol, a FAO, agência para o alimento e a agricultura da ONU (Organizações das Nações Unidas), juntou forças este ano com a Federação Paulista de Futebol para o combate à fome em níveis nacional e internacional. Essa cooperação estabelecida entre ambas as organizações é reflexo de um movimento da FAO para mobilizar diversos setores da economia em torno da luta contra a fome.

Segundo dados da FAO, já passam de um bilhão de pessoas em todo o mundo que sofrem de fome e desnutrição. Além disso, a cada sete segundos uma criança morre de fome em algum lugar do nosso planeta. São números alarmantes que efetivamente não podemos tomar conhecimento sem tentarmos fazer algo para reduzir, e quiçá, eliminar o problema.

No último dia 11 de maio, a FAO lançou juntamente com a EPFL (Organização das Ligas de Futebol Profissionais da Europa) um vídeo envolvendo grandes nomes do futebol mundial para promover a assinatura de uma petição contra a fome e a desnutrição no mundo.

Ao longo do Campeonato Paulista de 2010, a FPF também promoveu a parceria no Brasil, que ficou denominada “Futebol Paulista contra a Fome”. No jogo inaugural da competição, disputado entre Corinthians e Monte Azul em Ribeirão Preto, as organizações firmaram o acordo e nos principais jogos houve divulgação da campanha através de material impresso (banners, etc.).

Neste segundo semestre, a FAO e a FPF deverão discutir as formas de implementação prática do acordo, com a utilização da imagem do futebol para arrecadação de recursos a serem destinados a projetos contra a fome promovidos pela FAO.

Todos nós podemos contribuir para ajudar a erradicar a fome deste planeta.

Comece assinando a petição da FAO. Convido todos os nossos leitores a reforçarem o plano, através do acesso ao website criado para a campanha: http://www.1billionhungry.org.

O futebol, com a ajuda de todos nós, pode e deve ajudar a virar esse jogo!

Para interagir com o autor: megale@universidadedofutebol.com.br