O futebol da terra do Tio Sam

No próximo domingo será realizado o Super Bowl XLVI, grande final da Liga de Futebol Americano dos EUA, a NFL, que reunirá em Indianápolis o New York Giants e o New England Patriots.

O Super Bowl, mais que um evento esportivo, é um grande negócio que atrai milhares de anunciantes e corresponde à grande final da liga NFL disputada entre os campeões das Ligas AFC e NFC em uma cidade sede pré-definida.

É o jogo de campeonato mais assistido do mundo, sendo transmitido ao vivo para 180 países. Ademais, tem uma audiência anual de quase metade dos lares com TV americanos, sendo que as 15 maiores audiências da história da televisão americana foram em jogos de Super Bowl.

Desde os anos 1990, quando ultrapassou o beisebol, o futebol americano é o esporte mais popular nos Estado Unidos, onde é conhecido como “football”. A referida denominação se dá ao fato de o futebol e o rugby terem sido introduzidos praticamente na mesma época no Estados Unidos.

O jogo é tático e estratégico com 22 jogadores dentro de campo ao mesmo tempo (11 por equipe), cada um com uma tarefa atribuída para a jogada.

O objetivo do jogo é somar mais pontos. A principal jogada é entrar na área ao fundo do campo adversário (endzone) com a posse da bola (touchdown), ganhando seis pontos e direito a pontapé livre a gol por mais um ponto extra, ou dois pontos extras – se os jogadores tentarem, ao invés de um pontapé livre ao gol, um passe ou uma corrida.

Há, ainda, uma situação onde um jogador com posse de bola é derrubado por um adversário em sua própria (endzone). Tal situação confere dois pontos à equipe do jogador que derrubou o adversário. É a única situação onde um time sem a posse de bola pode pontuar. Algo como um gol contra.

O jogo tem a duração de 60 minutos, e é dividido em dois tempos e cada metade consiste de dois quartos com a duração de 15 minutos. Se um jogo estiver empatado ao fim do tempo regulamentar, joga-se um prolongamento. Os prolongamentos obedecem ao método de “morte súbita”, o que significa que a equipe que pontuar primeiro, vence.

A partida inicia-se com um chute inicial (kickoff, em inglês) que também é usado para reiniciar o jogo depois de cada field goal ou uma tentativa de conversão depois de um touchdown

As jogadas são denominadas “escaramuças” (scrimmage) e este é um de uma série de downs atribuída à equipe que detém a posse da bola.

Cada equipe tem quatro downs (tentativas) para tentar ganhar 10 jardas. A linha que uma equipe deve atingir para ganhar um primeiro down é chamada linha a conquistar. À equipe com posse de bola chamada-se equipe ofensiva e à outra, equipe defensiva.

Cada down é uma jogada de scrimmage. Antes de cada jogada de scrimmage, as duas equipas alinham-se em lados opostos de uma linha de scrimmage, que é determinada pelo ponto onde a bola ficou na jogada anterior.

Um down, ou jogada de scrimmage, começa com um snap e termina quando a bola fica morta por qualquer razão. Um snap é uma entrega entre as pernas do central ao quarterback, ou um passe entre as pernas do central ao quarterback ou possivelmente a outro jogador como um punter ou um transportador para uma tentativa de field goal (gol de campo).

A bola é considerada morta, terminando o down, porque um jogador na sua posse é empurrado, ou porque o seu progresso é parado, ou porque sai dos limites do campo, ou porque um passe em frente fica incompleto.

Para avançar a bola mantendo a sua posse a equipe pode correr com a bola (o quarterback, que é o jogador que geralmente fica com a bola depois do snap, pode correr com ela ou, o que é mais frequente, entregá-la ou fazer um passe curto para um running back, que se transforma no transportador de bola. A maior parte dos outros jogadores de ataque têm tarefas de bloqueio) ou por meio de um passe em frente que só pode ser feito numa jogada de scrimmage e de uma posição atrás da linha de scrimmage

Um passe incompleto é um passe em frente em que a bola bate no chão ou sai do terreno de jogo, caso em que no ponto em que o passe termina a bola fica morta e é posta na linha de escaramuça anterior para a jogada seguinte. Interceptação é um passe que é apanhado pela defesa, o que transfere a posse de bola para a equipe defensiva, que pode correr com a bola.

Não há muita divulgação no Brasil, mas, desde 1998 existe uma Federação internacional (IFAF) com 45 associados e que organiza desde 1999, a cada quatro anos, uma Copa do Mundo de Futebol Americano. Os Estados Unidos enviaram equipe amadora (sem as estrelas da NFL) para as duas últimas edições, tendo se sagrado campeão em ambas, sendo que a última edição foi organizada na Áustria em 2011.

Apesar de nunca ter participado de um Mundial, o Brasil possui uma Associação de Futebol Americano participante da IFAF e, desde 2010, há também uma Liga composta por 12 equipes divididas em duas conferências, sendo a final realizada em partida única na casa da melhor equipe da temporada regular entre os campeões de cada conferência.

Esta partida é denominada “Brasil Bowl” e a sua última edição (a segunda) foi realizada no estádio Couto Pereira em Curitiba e reuniu o Coritiba (campeão da Conferência Sul) e o Fluminense (campeão da Conferência Norte). Nesta partida, a equipe paranaense sagrou-se campeã.

Apesar da complexidade das regras, o futebol americano tem passado por uma importante ascensão mundial com reflexos, inclusive no Brasil (este ano, a seleção brasileira disputou sua primeira partida em casa). Portanto, vale a pena ficar ligado no esporte, pois há muito que evoluir.

Para interagir com o autor: gustavo@universidadedofutebol.com.br