Universidade do Futebol

Colunas

07/05/2017

O poder da coletividade no futebol

Quais seriam algumas alavancas para se ampliar o tema dentro do futebol?

Quando pensamos em resultados no futebol, inevitavelmente estamos abordando também a questão da capacidade de realização coletiva das equipes, entre outros temas. Mas, pensando exclusivamente sobre a coletividade, quais seriam algumas alavancas para se ampliar o tema dentro do futebol?

Penso que existem dois pontos que são alavancas da coletividade e alta performance dentro do futebol: as metas e a construção de times.

Abordando brevemente o tema de metas, cabe relembrar que elas são de extrema importância na vida dos atletas, pois através delas é possível realizar ações e materializar conquistas. A capacidade em estabelecer as metas é a chave-mestra do sucesso. As metas ativam a mente positiva e liberam ideias e energia para a consecução das realizações. Sem estabelecer metas nós somos levados pelas correntes da vida.

O fato de se ter uma ou mais metas, eleva a capacidade de realizar muito mais do que se pensa, ter metas claras aumenta a autoconfiança, potencializa as competências e estimula o grau de motivação.

Brian Tracy credita às quatro razões abaixo as prováveis razões (armadilhas) pelas quais as pessoas não estabelecem suas metas.

  1. Porque acham que as metas não são importantes
  2. Porque não sabem como fazer
  3. Porque têm medo do fracasso
  4. Porque têm medo da rejeição

Ainda, falando sobre as metas, se faz de grande importância reconhecermos que as coletivas precisam ser prioritárias em relação as metas individuais, ou seja, as coletivas passam a ser as principais dos grupos e as individuais ganham potencial valor quando contribuem efetivamente para a conquista coletiva dentro do futebol. Sendo assim, os atletas estarão mais engajados quando suas metas individuais possuírem total aderência às metas do grupo, com isso haverá uma convergência de forças para que ambas sejam concretizadas para o sucesso da equipe.

O segundo ponto de alavanca que posso mencionar aqui é a construção de times.

Sempre vivemos um dilema no futebol relacionado ao tempo. O pequeno tempo disponível para formar uma equipe frente a necessidade de materializar em campo equipes de alta performance.

As habilidades do treinador em formar equipes coesas e eficientes coletivamente serão sempre colocadas em prova nessas situações e o uso de técnicas e estratégias para promover esta construção são uma boa base para o resultado coletivo.

Apenas para melhorar nossa percepção sobre a construção de times, vale a pena relembrarmos as diferenças entre grupos e times, que literatura de desenvolvimento de times nos fornece.

GRUPOS TIMES
Indivíduos que trabalham independentemente Membros que são interdependentes
Membros focados em si, agendas e responsabilidades ocultas Metas comuns, propósito, missão e senso de unidade
Existem desconfiança e desentendimentos Ambiente aberto e de confiança, desentendimentos vistos como positivos e geram aprendizado
Comunicação é obscura Comunicação aberta e honesta
Conflito é evitado ou escalado Reconhecimento do valor dos conflitos, com estratégias de resolução de problemas colocadas em ação
Membros conformados Expressão livre entre os membros

Sempre que nos colocarmos atentos as diferenças mencionadas, passaremos a perceber o quanto de trabalho pode ser realizado para termos times verdadeiramente unidos e focados em metas comuns para todos.

Concluindo, acho pertinente compartilhar as características de bons times para orientar a compreensão sobre quando um time está no caminho do alto desempenho:

  • Propósito comum;
  • Metas claras e específicas;
  • Cada membro entende e é competente pela sua posição;
  • Os canais de comunicação são abertos;
  • Os membros se apoiam e se encorajam mutuamente;
  • Existe flexibilidade;
  • Existe o conhecimento e uso das forças de cada membro, bem como o conhecimento dos pontos de melhoria;
  • A confiança é mútua;
  • Existe a contabilização dos resultados da equipe.

Assim, amigo leitor, faço a referência da importância para os temas metas e construção de times, para uma ótima alavancagem da coletividade e dos resultados num time de futebol.

Até a próxima.

Comentários

  1. Thiago floriano disse:

    Muito boa reflexao ,sao temas importantissimos que abordam o dia a dia de uma equipe de futebol seja ela profissional ou de base !

Deixe uma resposta