O Twitter e a informação

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Pelo Twitter, Diego Tardelli confirma proposta do futebol russo e diz que deve deixar o Atlético-MG. Pelo microblog, também, o zagueiro Alex Silva amplia a sua discussão com Valdívia, fruto do clássico entre São Paulo e Palmeiras, e provoca grande polêmica ao ameaçar o jogador chileno para um duelo fora de campo.

Os dois casos, dos mais recentes encontrados no Twitter brasileiro, exemplificam de que forma o microblog pode ser usado como fonte de informação pela mídia e como forma de expressão das celebridades que usam a rede social.

No jornalismo, o Twitter não pode ser a fonte final para qualquer informação. Infelizmente, o imediatismo da internet e a necessidade de o jornalista ter o “furo” de reportagem levam a mídia a publicar qualquer frase de um famoso como manchete para a home page. Não é para tudo isso.

O Twitter facilitou o jornalismo declaratório, baseado apenas no que as pessoas falam (e, no caso atual, escrevem), esquecendo-se de que a matéria-prima essencial da profissão é a pesquisa e a qualidade de apuração do jornalista.

Da mesma forma, quem usa o Twitter precisa entender que ele não é “terra de ninguém”. Não é possível achar que, ao usar o microblog, ele não estará sujeito à análise popular. Alex Silva errou, e muito, ao provocar Valdívia fora de campo. Está no direito dele falar o que pensa, mas para isso també precisa aguentar as consequências.

O Twitter continuará a ser fonte de informação, mas infelizmente o jornalismo tem se especializado em fazer da rede social a fonte final para a sua apuração, prendendo-se apenas ao que é escrito por lá, sem ir mais a fundo na notícia.

Confiar em fonte no Twitter é o mesmo que acreditar em apenas uma fonte na hora de publicar uma notícia. O jornalismo é baseado nas declarações de entrevistados, mas não pode se ater apenas a ele.

O Twitter pode, sem dúvida, facilitar o trabalho de muito jornalista, mas como qualidade de informação, rapidamente ele terá de ser questionado. Afinal, ele não pode ser a única fonte para um jornalista.

Para interagir com o autor: erich@universidadedofutebol.com.br

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