Universidade do Futebol

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30/07/2017

Positivando o desempenho

Como o atleta poderá se preparar mentalmente para reagir positivamente aos desafios?

Vejo diversas situações dentro do futebol, nas quais os atletas passam por momentos de dúvidas, seja por uma lesão ou até por uma eventual mudança de clube. Então, cabe a questão: como ele poderá se preparar mentalmente para reagir positivamente a estes desafios?

Bem, acredito que uma mente positiva pode elevar a confiança e potencializar o desempenho destes atletas após esses períodos de desafios pessoais. Mas, partindo desse ponto de reflexão, surgem as dúvidas sobre como eles poderiam, na prática, tornarem-se mais positivos e com isso colherem melhores resultados nestas situações. Tenho a certeza que um grande aliado do atleta nesses momentos são as afirmações positivas!

Em seu livro O Poder das Afirmações Positivas, Louise Hay, esclarece o conceito e o poder das afirmações positivas na vida de todos nós e os benefícios podem ser obtidos por qualquer atleta profissional, se colocá-las em prática. Podemos compreender uma afirmação como sendo qualquer coisa que dissemos ou que pensamos. A autora comenta que geralmente não nos damos conta deste fato, porém muitas vezes nossos pensamentos são bastante negativos, seja a nosso próprio respeito, seja a respeito dos outros, das experiências que vivemos e do nosso futuro. E, sabemos muito bem que esses pensamentos povoam a cabeça de um atleta profissional em momentos de dúvida que se apresentam em sua carreia.

É importante reconhecermos que uma afirmação abre a porta; ela é o ponto de partida de um caminho para a mudança. É como se disséssemos ao subconsciente: “Estou assumindo a responsabilidade. Estou consciente de que posso fazer algo para mudar”; devemos então estar atentos, pois cada pensamento que temos ou cada palavra que pronunciamos é uma afirmação e todo diálogo interno é um fluxo de afirmações.

Esses pensamentos constroem nossas crenças e elas são capazes de nos fazer felizes, como também podem nos limitar em nossa possibilidade de melhorar ou nos desenvolvermos.

Mas falando diretamente na cabeça do atleta, na prática podemos contribuir para que eles possam iniciar uma construção de pensamentos positivos, com o objetivo de potencializar seu desempenho no retorno de uma lesão ou no início de uma jornada em um novo clube.

Podemos auxiliar o atleta nesta elaboração de afirmações que possam explorar os pontos fortes e fundamentais destes atletas e que os trouxeram até a situação de desempenho elevado na carreira. Para ilustrar, podem ser elaboradas afirmações como:

  • Exemplos para situações de mudança de time ou de comando técnico
    • Tomar decisões é fácil para mim. Acolho novas ideias e cumpro o que digo.
    • Sei que quando dou o melhor de mim no trabalho a recompensa vem de muitas formas.
    • As oportunidades estão por toda parte. Tenho várias possibilidades de escolha.
    • Exemplos para situações de recuperação de lesão ou perda de posição numa equipe, que exigem recuperação da performance esportiva
    • Ao acordar, planejo um bom dia. Minha expectativa atrai experiências positivas para mim.
    • As dificuldades são oportunidades de crescimento. Uso-as como passos em direção ao sucesso.

Então, caro amigo leitor, para todo atleta ter uma inteligência emocional desenvolvida, a prática das ações e o fortalecimento das crenças serão fundamentais para que ele tenha o autocontrole, que o auxiliará no pleno desenvolvimento técnico, físico e emocional.

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