Universidade do Futebol

Colunas

09/10/2016

Positivo e promissor

O pensamento positivo é uma das mais valiosas e fáceis formas de incorporar em sua vida

Às vezes vemos alguns atletas de futebol que passam por dificuldades de desempenho em alguns momentos da carreira esportiva. E para que ele possa se recuperar, em termos da sua capacidade da prática esportiva, muitos sucumbem a pressão externa vinda de todas as direções.

Mas como então, um atleta profissional pode eventualmente se condicionar para resistir a estes momentos e conseguir superar seus momentos de baixo desempenho?

Eu acredito que uma das formas que o jogador tem de superar seus próprios obstáculos, é o pensamento positivo, uma das mais valiosas e fáceis de incorporar em sua vida.

Pensar positivamente pode contribuir de maneira efetiva para uma transformação de sua vida mental, pode também potencializar a percepção de felicidade e contribuir para uma vida plena, inclusive facilitando na recuperação da confiança na vida do atleta.

Sabiam que o pensamento positivo traz benefícios diversos para todos nós?

Isso mesmo. Veja só, pensar positivamente pode ajudar na redução dos níveis de estresse; pois quando estamos positivos tendemos a focar em construir soluções para nossos problemas, ao invés de ficarmos lamentando nossos fracassos momentâneos. Ainda existem estudos que demonstram que os corpos das pessoas otimistas voltam mais rapidamente ao estado de relaxamento e concentração muito mais rapidamente do que os pessimistas e estressados.

Imaginemos então esse benefício para um atleta em estado de pressão exagerada? Na ocasião em que ele está mais pressionado, tudo que o atleta mais precisa é ter uma grande capacidade de foco e concentração na sua atividade profissional, porém caso ele esteja estressado e pessimista, pode perder grandes oportunidades em campo pela alta sensação de tensão que ele estará sofrendo.

Mas, cabe lembrar que apenas pensar positivamente não irá resolver a vida profissional do atleta, automaticamente trazendo seu melhor desempenho em campo.

O atleta precisa ter em mente a importância de suas atribuições no dia a dia de sua atividade profissional. Quando se pensa positivamente e se une a essa prerrogativa, o empenho diferenciado na prática esportiva e a dedicação com a sua própria carreira, torna-se questão de tempo para que ele possa recuperar seu melhor desempenho dentro de campo e sua tranquilidade e plenitude fora de campo.

E aí amigo leitor, também acredita que um estado de espírito positivo pode colaborar para que possamos superar nossos obstáculos e desafios cotidianos?

Até a próxima.

Comentários

Deixe uma resposta