Universidade do Futebol

Gustavo D’Avila

24/07/2014

Ressignificando os fatos no esporte

Após a retomada do campeonato brasileiro, já percebemos técnicos sobre enorme pressão e atletas com o rendimento abaixo de sua média normal de desempenho. Muitas vezes após um determinado período sem jogar e dependendo da colocação da equipe no campeonato o atleta retorna as atividades em uma partida oficial suportando um grande peso da necessidade de reverter um quadro de baixo desempenho que se materializou. Caso a equipe consiga resultados positivos, tudo melhora e o reflexo no ambiente de trabalho é imediato, mas e quando as vitórias não acontecem?

Nestas situações todas as cobranças sobre os maus resultados e eventuais falhas na atuação da equipe colocam ainda mais pressão e aprisionem mentalmente os atletas nos resultados ruins recentes. Então o que fazer?

Uma boa alternativa para apoiar na recuperação dos atletas é utilizar a Ressignificação com os atletas, eles passarão a compreender que toda e qualquer experiência boa ou ruim não tem qualquer significado. Ela apenas é o que é em si! Nós é que atribuímos a ela o significado conforme nossas crenças, valores, preocupações, gostos e desgostos.

Ressignificar é mudar a maneira pela qual a pessoa percebe um evento que aconteceu e assim, mudar o seu significado. Quando o significado sobre o fato muda, respostas e comportamento também mudarão! A ressignificação oferece flexibilidade de pensamento e permite que o atleta veja os eventos sob um ponto de vista diferente.

Mas é muito importante ressaltar que o coach que irá conduzir uma ressignificação tenha um ótimo Rapport com o atleta, pois caso contrário o atleta poderá acreditar que todo o processo é uma simples conversa da boca para fora e sua ressignificação do evento será falha. A essência da boa ressignificação é que funcione para o atleta, quando funciona a mudança fisiológica é visível, na medida que ele avalia a experiência de uma nova maneira.

Então, para as equipes que ainda não engrenaram na retomada do Brasileirão fica a dica para apoiar os atletas neste momento.

Até a próxima! 

Comentários

Deixe uma resposta