Sob controle: criação de subsidiárias para trabalhar o conteúdo multimídia do futebol

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Recentemente o Bayern de Munique anunciou a criação de uma subsidiária que fará o controle multimídia do conteúdo gerado por todos os produtos do clube, seja ele para a TV, rádio, redes sociais e mídia impressa. Tudo isso para aprimorar seu conhecimento digital mas, sobretudo, ter o controle de tudo que é gerado pela instituição.  

Ao trabalhar neste sentido, o Bayern se projeta de maneira mais competitiva no mercado, em busca de manter e também ampliar o seu mercado consumidor. Ajuda no processo de internacionalização da marca e, a prazo, colabora em atrair novos investidores e patrocinadores. A televisão segue sendo importante, entretanto, há inúmeros outros meios, veículos derivados da TV que o clube tem mais autonomia para trabalhar. E tudo isso será transmitido com base na tradição, nos valores e histórico da instituição. Em outras palavras, a identidade do Bayern será divulgada, a cativar e atrair mais simpatizantes. Ademais, fornece um “know-how” que pode ser oferecido à indústria do esporte pelo mundo afora.

O conteúdo é vasto. Talvez infinito. A começar, uma organização esportiva (clube, liga, torneio, evento) possui história, palmarés, efemérides. Recintos esportivos memoráveis. Torcedores, simpatizantes e fãs. Um clube possui inúmeras categorias, quer seja a faixa etária e o gênero. Treinos, conferências de imprensa. Possui ídolos, que têm seus próprios ídolos. É bastante coisa que pode ser feita, trabalhada em diversas ocasiões, para os mais distintos públicos-alvo e em muitos idiomas.

Sede do FC Bayern de Munique |Foto: Divulgação/FC Bayern München

 

Portanto, faz bem o Bayern e organizações esportivas com semelhante iniciativa, a de terem uma empresa que tenha o controle multimídia do conteúdo gerado pela organização. De novo aqui neste texto a frase usada na coluna anterior: “Se a Disney fosse um clube brasileiro, venderia o Mickey Mouse e não os seus desenhos animados”. Pois bem, é o controle do “desenho animado” que o Bayern está a fazer.


 

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