Tomando decisões na carreira esportiva: considere sempre as consequências

Todos os profissionais que atuam no esporte, bem como aqueles que atuam em outros mercados, tomam decisões diariamente e na maioria das vezes não se permite dar um tempo para considerar as consequências sobre essas decisões tomadas em sua vida. Se parar para pensar um pouco, verá que isso também já aconteceu com você.

Já ouvi de muitos profissionais que estes trabalham por trabalhar, sem grandes objetivos ou metas. Imaginem como isso é frequente, pois pela velocidade em que as coisas acontecem atualmente deixamos que a vida nos leve e não tomamos para nós a chave para pilotá-la conforme nossos desejos, sonhos e valores.

Sabia que a característica de todo grande pensador é a sua habilidade para prever corretamente os impactos ou consequências de fazer ou deixar de fazer alguma coisa?

As consequências potenciais de qualquer atividade são a chave para determinar se essas ações são realmente importantes para você e para a sua carreira. Um atleta, como qualquer outro profissional, necessita urgentemente desenvolver essa habilidade de avaliar a relevância de uma determinada atividade.

Uma pesquisa de mais de cinquenta anos realizada pelo Dr. Edward Banfield, da Universidade de Harvard, chegou à conclusão de que a "perspectiva de longo prazo" acaba sendo mais importante para determinar o seu sucesso na vida e na carreira, do que a origem familiar, a educação, a raça, a inteligência, as sua relações ou praticamente qualquer outro fator isolado.

Nossas atitudes em relação ao tempo, ou nosso horizonte temporal, possuem um impacto imenso sobre os nossos comportamentos e em nossas escolhas. Pessoas que realizam projeções mais amplas em suas vidas sempre parecem tomar as melhores decisões sobre seu tempo e sobre atividades a realizar, do que aquelas que pensam pouco sobre o futuro.

Como tem tomado suas decisões na vida? E os impactos têm sido aqueles que você desejava e estão alinhados com seus objetivos? Se sua resposta a essas questões foi negativa, não se preocupe, pois somos a maioria!

E agora, você deseja saber quais regras podem nortear para melhores tomadas de decisão?

Bem, sem reinventar a roda vamos aqui utilizar as orientações ou regras de Brian Tracy para considerar as consequências de nossas decisões, vamos a elas!

1 – O pensamento em longo prazo melhora a tomada de decisões em curto prazo.

Possuir uma ideia clara sobre o que você deseja para si mesmo em longo prazo, na sua carreira, torna mais fácil tomar decisões sobre suas prioridades em curto prazo. Sendo assim, antes de começar a fazer alguma coisa, você deve sempre se perguntar: "Quais são as consequências, em potencial, de fazer ou deixar de fazer essa atividade?".

2 – As resoluções para o futuro frequentemente determinam as ações do presente.

Quanto mais claras forem as resoluções para o futuro, maior será a influência que a clareza terá sobre o que se vai realizar num determinado momento. Esta visão de longo prazo mais clara trará mais capacidade de avaliar uma atividade no presente e poderá aumentar a certeza de que ela será consistente com o objetivo que se deseja alcançar.

Precisamos ter em mente que se uma atividade pode produzir importantes consequências positivas, ela deverá ter uma prioridade máxima e o trabalho para realiza-la deve ser iniciado o quanto antes.

Na prática todos nós, atletas ou demais profissionais do esporte devemos examinar nossa lista de atividades e projetos regularmente; sempre se perguntando: "Qual seria o projeto ou atividade específica que, se eu realizasse eficientemente num bom prazo, produziria o impacto mais positivo sobre minha vida?".

Qualquer que seja este projeto ou atividade, devemos fazer dele um objetivo, traçando um plano consistente para realiza-lo e executando o plano o quanto antes.

Pratique e compare os impactos em sua vida!