Imprevisibilidade no futebol

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Dias atrás alguns órgãos de imprensa deram destaque a uma pesquisa realizada nos Estados Unidos sobre a imprevisibilidade no esporte, comparando os resultados de diversas equipes em diferentes modalidades. Como conclusão, o futebol foi apontado como o esporte mais imprevisível num grupo formado por várias práticas esportivas coletivas.

Não tenho maiores detalhes desta pesquisa para poder avaliar o grau de credibilidade que ela merece. Contudo, o fato é que os comentários sobre o assunto suscitaram-me algumas reflexões.

Acostumado a participar de planejamentos para clubes e seleções de futebol, fiquei imaginando em minhas experiências práticas o quão imprevisível, realmente, é este esporte adorado por milhões nos mais diferentes países e culturas do mundo todo.

Mesmo antigamente, há uns 30 ou 40 anos, quando a técnica e a habilidade sobrepujavam os aspectos físicos e táticos do jogo, as surpresas já aconteciam com alguma freqüência.

Hoje, com a evolução científica dos métodos de treinamento, com uma preparação física cada vez mais minuciosa, com a evolução dos esquemas táticos e estratégias de jogo e, enfim, com o fenômeno da globalização, permitindo o acesso aos processos de preparação aos times grandes e pequenos, o futebol ficou ainda mais imprevisível.

É interessante notar que, paralelamente ao encanto que o jogo de futebol causa nas pessoas, os comentários em torno dele atraem tanto quanto o jogo em si.

Além de apreciarmos uma partida, curtimos também a discussão sobre o futebol. E entre debates e embates, um dos temas preferidos é tentar adivinhar quem serão os vencedores. É também por isso que o futebol entusiasma, provoca e motiva.

No momento, por exemplo, muitos estão apostando que o Brasil será hexacampeão na Copa do Mundo da Alemanha. E para isso cada um apresenta os seus argumentos. Mas, se procurarmos um pouco, vamos encontrar aqueles que acham que o Brasil não será campeão pela sexta vez nesta Copa. E também aqui cada um apresenta os seus argumentos.

Da minha parte entendo que as condições objetivas para se avaliar quem vai vencer um jogo de futebol ou um campeonato dependem de fatores físicos, emocionais, táticos, culturais, sociais e até espirituais que ainda não conseguimos definir muito bem. E ainda bem que seja assim.

Talvez seja isso o que torna o futebol o esporte mais imprevisível entre todos, dando a ele um charme especial. O futebol como a vida, carrega mistérios que ainda não conseguimos desvendar.

 

 

Para interagir com o autor: medina@universidadedofutebol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso