Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Vivemos numa sociedade cuja cultura é dualista, dicotômica e maniqueísta. Neste cenário não conseguimos muitas vezes distinguir as nuances e gradações entre o bem e o mal, o belo e o feio, o certo e o errado, o adequado e o inadequado. Nossa lógica cartesiana não admite contradições, ou combinações de opostos. Ou algo é ou não é. Não existe meio termo.
 
Nesta linha de raciocínio, os recentes episódios ocorridos no Corinthians, protagonizados pelos responsáveis da empresa investidora, diretoria do clube, treinador e seus jogadores, nos remetem a algumas reflexões.
 
Necessitando de uma intervenção forte num ambiente minado por interesses divergentes e, principalmente, onde a vaidade sobrepôs aos objetivos comuns e convergentes de um clube de futebol, para superar os catastróficos resultados dentro de campo, a opção foi contratar um treinador com pulso firme o suficiente para botar a casa em ordem.
 
O paradoxo é que para conter as vaidades o clube escolheu alguém cuja característica maior não é a humildade. Ao contrário, o escolhido foi o polêmico e vaidoso Émerson Leão.
 
Entre posturas e intervenções assumidas pelo treinador em seu início de trabalho para conter o ímpeto egocêntrico de certas individualidades que compõem o elenco corintiano, Leão tomou uma atitude que pode fazer todo o sentido em um aspecto, mas que em outro se mostrou de eficácia, no mínimo, duvidosa.
 
Ao destituir Tevez do papel de capitão do time, fato absolutamente comum e corriqueiro no futebol, o treinador, entretanto, cometeu um equívoco ao justificar que estava retirando a tarja de capitão do craque argentino por que é difícil entender o que ele fala.
 
Um princípio básico da psicologia comportamental que qualquer comandante deve levar em conta para manter o respeito diante de seus atletas é o de jamais menosprezar ou diminuir em público qualquer de seus comandados e em especial aqueles que possuem certa liderança ou ascendência sobre os demais do grupo.
 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso