Trabalho inédito no Paulista

Caro leitor,

O colunista João Paulo Medina não pôde publicar seu texto semanal.

Enquanto ele estiver ausente, será substituído neste espaço por Antonio Afif, coordenador de gestão de carreiras do projeto Campus Pelé.

Formado em economia pela Universidade Mackenzie, Afif já foi diretor de marketing e assessor da presidência do Corinthians. Além disso, prestou assessoria e consultoria a diversos clubes do país e escreveu os livros “Futebol 100% Profissional”, em parceria com José Carlos Brunoro (1997), e “A Bola da Vez – O Marketing Esportivo como Estratégia de Sucesso” (2000).

A coluna de João Paulo Medina voltará dentro de algumas semanas.

Na quarta-feira que antecedeu o Carnaval os novos contratados para o projeto Campus Pelé foram apresentados a todos os funcionários, jogadores e comissões técnicas do Paulista.

É um projeto inédito no país e que, certamente, poderá servir de modelo para quem quiser investir no futebol com seriedade, como fez o Grupo Fator. Ao lado do clube de Jundiaí, juntam-se o Litoral FC de Santos (time criado por Pelé) e o Lausanne, da Suíça.

Pela primeira vez num clube de futebol, vi os conceitos de interdisciplinaridade serem discutidos. No Paulista, os profissionais trabalharão de forma integrada e com liberdade para contribuir, quando possível, com os responsáveis de outras áreas.

Como coordenador de gestão de carreiras, estou dando o pontapé inicial para podermos implantar uma nova forma de trabalharmos junto aos jovens atletas, abrangendo não apenas os aspectos técnicos e físicos, mas também emocionais, sociais e culturais, entre vários outros.

Espero conseguir pôr em prática tudo aquilo que está sendo planejado e comandado com maestria por João Paulo Medina e tendo ao lado gente do mais alto quilate, como a psicóloga Regina Brandão, o professor de pedagogia do futebol Alcides Scaglia, o experiente Marcos Biasotto (que retorna ao clube, depois de ser “arrancado” do Atlético Paranaense)… Enfim, só “fera”.

Mas, de uma coisa os investidores e Pelé podem ter certeza: faremos de tudo para que nossas ações sejam um verdadeiro gol de placa que até o rei poderá assinar embaixo.

A coluna de João Paulo Medina voltará a ser publicada dentro de algumas semanas

Para interagir com o autor: medina@universidadedofutebol.com.br