Argentinos superam brasileiros nas negociações de atletas

Caro leitor,

O colunista João Paulo Medina não pôde publicar seu texto semanal.

Enquanto ele estiver ausente, será substituído neste espaço por Antonio Afif, coordenador de gestão de carreiras do projeto Campus Pelé.

Formado em economia pela Universidade Mackenzie, Afif já foi diretor de marketing e assessor da presidência do Corinthians. Além disso, prestou assessoria e consultoria a diversos clubes do país e escreveu os livros “Futebol 100% Profissional”, em parceria com José Carlos Brunoro (1997), e “A Bola da Vez – O Marketing Esportivo como Estratégia de Sucesso” (2000).

A coluna de João Paulo Medina voltará dentro de algumas semanas.

A Deloitte, uma das mais conceituadas empresas de consultoria financeira em todo o mundo, divulgou seu relatório anual (base 2006) da movimentação do futebol na América Latina, intitulado “Latin American Football Money League”. O documento faz uma análise das informações patrimoniais e financeiras dos clubes da primeira divisão de cinco países: Argentina, Brasil, Chile, México e Uruguai.

De acordo com o relatório, a América Latina ocupa “posição preponderante no plano esportivo e também no que se refere à indústria do futebol, sobretudo como exportadora de jogadores de futebol para as equipes economicamente mais poderosas do mundo”.

O estudo da Deloitte apresenta dados referentes aos valores obtidos com transferência de jogadores, direitos de TV, venda de ingressos e publicidade, entre outros.

Os times argentinos faturaram US$ 160 milhões com transferência de jogadores, contra US$ 100 milhões dos clubes tupiniquins. Este tópico no balanço dos clubes representa a principal fonte de divisas, tanto das agremiações argentinas (50% do total da receita), quanto brasileiras (30%).

Outro item de peso na renda dos clubes é a televisão. Na Argentina este tópico representa 22% do faturamento dos times, enquanto que no Brasil este número varia de 15% a 40%, de acordo com o porte do clube.

O relatório elaborado pelo Sport Business Group da Deloitte recomenda que os envolvidos com o esporte na América Latina “tenham consciência de que, para conseguir que os torcedores lotem os estádios e que haja novas oportunidades de negócios para os clubes, é necessário investir na consolidação de suas bases patrimoniais e financeiras”.

Fácil, né?

Para interagir com o autor: medina@universidadedofutebol.com.br