Gestão de carreiras no futebol

Caro leitor,

O colunista João Paulo Medina não pôde publicar seu texto semanal.

Enquanto ele estiver ausente, será substituído neste espaço por Antonio Afif, coordenador de gestão de carreiras do projeto Campus Pelé.

Formado em economia pela Universidade Mackenzie, Afif já foi diretor de marketing e assessor da presidência do Corinthians. Além disso, prestou assessoria e consultoria a diversos clubes do país e escreveu os livros “Futebol 100% Profissional”, em parceria com José Carlos Brunoro (1997), e “A Bola da Vez – O Marketing Esportivo como Estratégia de Sucesso” (2000).

A coluna de João Paulo Medina voltará dentro de algumas semanas.

No atual cenário do futebol brasileiro, em que a questão financeira parece se perpetuar na grande maioria das equipes, falar em gestão de carreiras para atletas pode soar como algo pretensioso ou totalmente fora de hora, mas não é.

Assim como ocorre em qualquer empresa, o maior patrimônio de um clube de futebol são seus funcionários e, em especial, seus jogadores, os artistas do espetáculo. Porém, há um certo paradoxo neste fato, pois o processo formativo dos futuros craques pouca atenção recebe por parte dos dirigentes.

É comum encontrarmos equipes de tradição no país com estruturas bastante precárias. Tal fato acarreta inúmeros problemas e, entre os mais graves, está a diminuição da auto-estima por parte dos jovens atletas. Esta sensação de abandono acaba refletindo no desempenho do atleta e, no final da história, atleta e clube saem prejudicados. Um jogo sem vencedores.

Dentro deste contexto as presenças de profissionais como psicólogo, assistente social e gestor de carreiras são praticamente imprescindíveis para os administradores esportivos que primam pela seriedade.

Uma das funções do gestor de carreiras é a de ajudar os jogadores (e até os profissionais técnicos) a encontrar o melhor caminho profissional, fazendo uma interface com os dirigentes do clube e até prestar algum tipo de aconselhamento de ordem pessoal.

Por outro lado, os jovens que não conseguiram se firmar na carreira esportiva saberão, ao menos, os próximos passos que terá de seguir, justamente por ter sido ajudado a encontrar outras aptidões que poderão ser desempenhadas no futuro.

Para interagir com o autor: medina@universidadedofutebol.com.br