Os campeões e os vices

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Santos, Paranavaí, Grêmio, Atlético Mineiro, Atlético Goianiense, Flamengo, Vitória, Sport de Recife são alguns dos campeões estaduais de futebol em 2007. São Caetano, Paraná Clube, Juventude, Cruzeiro, Goiás, Botafogo, Bahia, Náutico são os vices.
 
Mas bem que poderia ser o contrário. E caso isso acontecesse, haveria justificativas para todos os resultados. Entretanto essas justificativas ou explicações são, quase sempre, anunciadas após os fatos consumados. As previsões antes dos eventos são quase sempre superficiais e inconsistentes.
 
São poucos os observadores, jornalistas ou aficionados, que procuram analisar todos os elementos que compõem a complexidade do futebol e buscam luzes para conscientemente prever o futuro.
 
Como se pode ler no livro “Desafio aos Deuses – A Fascinante História do Risco” de Peter Bernstein “a idéia revolucionária que define a fronteira entre os tempos modernos e o passado é o domínio do risco: a noção de que o futuro é mais do que o capricho dos deuses e de que homens e mulheres não são passivos diante da natureza”.
 
O futebol, como tudo na vida, é um sistema complexo e dinâmico. E para entendermos o que isso significa talvez precisássemos estudar um pouco mais sobre as teorias que analisam o risco e o caos.
 
Essa teoria tenta nos explicar como e por que as coisas acontecem. E sinaliza no sentido de que os resultados, embora instáveis, são passíveis de previsão. A simples formação de uma nuvem no céu, por exemplo, é conseqüência de vários fatores como o calor, o frio, os ventos, o clima, a evaporação da água entre outros e, portanto, passível de ser prevista.
 
E assim também pode ser um jogo de futebol. Seu resultado pode ser causado por um incidente na concentração, uma palavra bem ou mal colocada pelo treinador, um placar positivo ou negativo no jogo anterior, um lance inesperado da equipe adversária e assim por diante.
 
Provavelmente é a somatória desses fatores objetivos e subjetivos que determinam o resultado final de uma partida. Bastaria conhecê-los para que pudéssemos prever que Santos, Paranavaí, Grêmio, Atlético, Flamengo, Vitória, Sport, seriam os campeões estaduais de 2007.
 
Mas será que quando isso puder acontecer o futebol não perderá um pouco do seu encanto?

Para interagir com o autor: medina@universidadedofutebol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso