Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Tanto um especialista, profissional do futebol, como o leigo ou um simples torcedor, sabem que a velocidade é hoje um componente fundamental para o sucesso nesta modalidade esportiva.
 
Entretanto é preciso entender o que, de fato, representa a velocidade numa partida de futebol.
 
José Mourinho, o inteligente treinador português que atualmente comanda o Chelsea da Inglaterra, nos dá o tom para entendermos este assunto sob outro ângulo.
 
Ele sugere imaginarmos o homem mais rápido do mundo, que faça 100 metros em menos de 10 segundos, jogando uma partida de futebol. Nenhum jogador de futebol profissional é capaz de igualar esta marca. Entretanto, num jogo, 11 contra 11, Mourinho acredita que o recordista de 100 metros seria lento, pois não saberia ler o jogo e tirar proveito de sua velocidade.
 
E explica, fazendo um contraponto e dando o exemplo do jogador Deco, brasileiro naturalizado português, que joga atualmente no famoso time catalão do Barcelona. 
 
Mourinho argumenta que se colocássemos o Deco numa corrida de 100 metros com homens do atletismo ele faria uma figura ridícula pela lentidão. No entanto, considera que num campo de futebol, trata-se de um jogador dos mais rápidos porque velocidade pura não tem nada a ver com a velocidade no futebol.
 
E complementa: a velocidade no futebol tem a ver com análise da situação de jogo, com as reações rápidas aos estímulos, como a correta posição no campo, a posição da bola, antecipar a ação e saber ou perceber o que o adversário vai fazer, entre outros detalhes.
 
Por isso conclui que trabalhar qualidades individuais, como a velocidade por exemplo, descontextualizadas da complexidade do jogo é, para ele, um grave erro.

Para interagir com o autor: medina@universidadedofutebol.com.br

+ posts

Fundador da Universidade do Futebol

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso