Renan para Presidente

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Depois de um certo tempo escrevendo nesse espaço, cheguei a uma conclusão: tudo acontece na quarta-feira. É impressionante.
 
Eu já tava com a coluna engatilhada. Seria sobre o Corinthians, a MSI, a lavagem de dinheiro, a Fifa, o Brasil e a soberania do futebol. Um assunto interessantíssimo, pronto para ser dissecado. Afinal de contas, há muito já se conversa como o mundo do futebol é peculiar. Como o mundo do futebol obedece regras próprias. Como as pessoas não estão lá muito preocupadas com a ética ou com a moral quando a bola é o que está em jogo. E como os governos do mundo todo têm cada vez mais sucumbido a uma certa soberania da Fifa..
 
De certa forma, existem dois mundos hoje: o mundo real e o mundo da Fifa. No mundo real, acontecem as coisas de todo dia. No mundo da Fifa, acontecem as coisas do futebol. Quando os dois mundos se misturam, no momento em que as coisas do futebol incidem sobre o mundo real, ninguém sabe lá bem o que fazer, quem vai fiscalizar e quem vai policiar. Aí, a terra do real e do futebol acaba virando a terra de ninguém. E como a terra não tem dono e nem polícia, todo mundo faz o que quer. Daí uma das razões pelas quais se proliferam pelo mundo casos de péssimas práticas, lavagem de dinheiro, corrupção e tráfico de armas/drogas/pessoas, entre outros, envolvendo clubes de futebol.
 
É um ótimo tema para uma coluna. Gera rios de parágrafos e mares de caracteres.
 
A coluna estava na cabeça, pronta para ser digitada. Mas aí, nessas coisas que acontecem principalmente às quartas, tudo muda. Quase fechando o dia, fico sabendo que Senado Federal resolveu arquivar bois, amantes e empreiteiras na mesma gaveta.
 
Como, daí, iria eu falar alguma coisa do Corinthians, da MSI, da lavagem de dinheiro, da Fifa, do Brasil e da soberania do futebol? Que moral tenho eu para tal? Afinal, o que o Corinthians e a MSI fizeram de tão errado assim? A investigação da Polícia Federal não pode ser revista? Arquivada, talvez?
 
Nisso tudo, que eu prefiro nem ficar confabulando muito porque me dá dor de cabeça, três coisas são certas: 1) Eu não volto a tentar escrever uma coluna sobre corrupção e afins no mundo do futebol tão cedo, pelo menos não até eu conseguir resgatar a minha moral de cidadão que no momento se encontra grudada embaixo da sola do meu sapato; 2) Berezovsky deveria considerar seriamente em sair como candidato a senador no Brasil; e 3) Ficou claro que o jeito mais eficiente, rápido e seguro de tirar o Corinthians da atual situação em que se encontra é elegendo Renan Calheiros seu presidente.

Para interagir com o autor: oliver@universidadedofutebol.com.br

Autor

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso