Fair play e saúde dos atletas para 2008

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
A Fifa finalmente estabeleceu neste mês, aparentemente de forma definitiva, a questão da limitação da altitude para jogos oficiais.
 
A polêmica era grande com relação a este assunto. De início, havia sido estabelecido um limite de 2500 metros. Porém, diversos países da América do Sul, dentre eles Equador, Bolívia, Peru e Colômbia, protestavam para uma limitação de 3000 metros de altitude.
 
Em reunião do último dia 15, a Fifa, por meio de deliberação tomada por seu Comitê Executivo presidida por Sepp Blatter, decidiu, de forma bastante política, em fixar o limite para 2750 metros.
 
Foi dirimida também uma questão de ordem legal: como proibir a realização de jogos em locais de maior altitude, onde diversas outras atividades são realizadas pela população (incluindo pelos atletas de futebol, que disputam as ligas locais naquelas condições)? Não deveria então ser utilizado um limite para a questão da temperatura em países muito frios ou muito quentes?
 
De fato, juridicamente, é difícil proibir de forma absoluta a realização de jogos naqueles locais.
 
Para responder a essa questão, a Comitê Executivo da Fifa também estabeleceu que poderão ser realizados jogos em locais com altitude superior a 2750 metros, caso haja tempo suficiente para aclimatação das equipes, estabelecido em 10 dias.
 
A decisão foi acertada. Legalmente a resolução está em ordem, e tecnicamente também, uma vez que foi embasada por estudos técnicos realizados por profissionais capacitados para tanto.
 
A Fifa, assim, mantém a coerência de seu discurso, com o comprometimento com o desenvolvimento do futebol, mantendo acima de qualquer coisa (inclusive dos interesses das diversas partes envolvidas no negócio do futebol e no resultado de determinadas partidas) o fair play dentro de campo e a saúde dos atletas, sem os quais não existiria espetáculo.
 
E é nesse espírito que encerro esta breve coluna desejando a todos os companheiros da Cidade do Futebol e a todos os nossos leitores e colaboradores um Feliz Natal, com muita saúde, paz, harmonia e fair play (nesse caso, dentro e fora de campo).
 

Para interagir com o autor: megale@universidadedofutebol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso