Palavras do presidente…

Caros amigos da Universidade do Fubebol,

Ontem o mundo do futebol ouviu as palavras do Presidente da FIFA Sepp Blatter na Sky Sports, sobre o caso da possível transferência do atacante português Cristiano Ronaldo do Manchester United para o Real Madrid.

Segundo Blatter, o Manchester não pode segurar o jogador caso não seja sua vontade permanecer no clube. Além disso, sugeriu haver uma “escravidão moderna” dos jogadores com relação a seus clubes.

Essas declarações são, no mínimo, surpreendentes. Desde o caso Bosman, e suas consequências no mundo das transferências de jogadores, todos os clubes reclamam ter havido uma abertura excessiva das transferências, uma vez que se extinguiu com o chamado “passe” do jogador. O final dos contratos, os jogadores poderiam trocar de clubes livremente e sem qualquer pagamento ao clube anterior.

Mais do que isso, com o recente caso Webster, exaustivamente comentado na mídia e inclusive por nós, os jogadores que ultrapassarem o chamado “período de proteção”, que varia de dois a três anos contados da data da assinatura do contrato de trabalho, dependendo da situação específica do jogador, podem ser transferidos sem que se aplique qualquer sansão desportiva, mediante o pagamento de apenas os valores pendentes para o término do contrato.

Agrega-se ainda o fato de que poucos clubes conseguem efetivamente indenizações justas por formação de jovens talentos, uma vez que as leis e regulamentos são de difícil execução prática. O que normalmente acontece é a tomada hostil desses jovens talentos por parte de clubes com maior poderio econômico.

Com todos esses eventos, os clubes devem fazer uma verdadeira ginástica jurídica para serem recompensados pelos gastos efetivamente empenhados na formação e manutenção de seus atletas. E por melhor que seja sua administração, por conta da forte concorrência e enorme pressão existente, é praticamente impossível para um clube profissional de futebol manter um balanço positivo.

É justamente com esse cenário que o Presidente da FIFA alega ainda existir uma escravidão moderna dos atuais jogadores de futebol profissional. Ouvir é fácil. Difícil é concordar.

Caso FC Porto

Está marcada para a próxima segunda-feira o julgamento, no Tribunal Arbitral do Esporte, o caso envolvendo a participação do FC Porto na Liga dos Campeões, edição 08/09.

Nossa próxima coluna trará o desenrolar desse caso, que pode também trazer conteúdo emblemático em futuros casos similares, tratando de questões de suma importância para o futuro do nosso esporte, tais como corrupção e manipulação de resultado de jogos.

Para interagir com o autor: megale@universidadedofutebol.com.br