O treino tático e o conceito de processo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
O que significa processo?
 
Estou eu aqui sempre a falar sobre o tal. Treinamentos exigem processo; educação exige processo; formação de atletas exige processo; resultados exigem processo. Das definições que o Moderno Dicionário Michaelis de Língua Portuguesa oferece, aquelas que melhor se encaixam naquilo que o “processo” que digo, se refere, vão todas na mesma direção.
 
Por exemplo: segundo o dicionário, processo pode ser a “sucessão sistemática de mudanças numa determinada direção”; pode ser “série de ações sistemáticas visando a certo resultado”, “ações ou operações contínuas que ocorrem de uma maneira determinada”, ou ainda “ação de ser feito progressivamente”.
 
Pois bem. Ainda que não nos prendamos nas definições, mas no conceito, continuará evidente que um treinador de futebol, profissional ou das categorias de formação, precisa (muito!) conhecer e entender sobre “processo”.
 
Na revista Soccer Coaching de dezembro/janeiro de 2008, em uma matéria sobre meu trabalho nas categorias de base, propus uma seqüência de exercícios referente a uma temática específica da marcação em zona.
 
É comum que me peçam algum exemplo de atividade para se trabalhar esse ou aquele conceito. O que é mais comum ainda é que na maior parte das vezes não há o entendimento de que esse ou aquele exercício, esse ou aquele treino, desvinculado do “processo”, não terá o efeito desejado e muito menos servirá para aquilo que fora destinado.
 
Hoje, então, apresentarei uma idéia, de como em dado período específico, do planejamento ou da periodização tática, pode-se construir (de forma processual) o conceito de marcação em zona (referente à linha de defesa e à de meio-campo) aplicada ao 1-4-4-2 em linha a partir da linha três (no fim do texto, veja o quadro explicativo que resume as atividades – use-o para acompanhar a leitura).
 
 
 
Em um primeiro momento, a lógica básica para a construção da marcação zonal em linha (das linhas de defesa e meio-campo) ocorre a partir do desenvolvimento do conceito da ocupação racional do espaço, independentemente da quantidade de jogadores adversários distribuídos em dado setor do campo.
 
Então, progressivamente, com poucos jogadores, podemos criar situações de igualdade e desvantagem numérica para a defesa, de tal forma que aumentando o número de jogadores cheguemos efetivamente nas duas linhas de quatro.

 
Como a idéia de início é construir o conceito da marcação zonal, é importante que os jogadores que estão defendendo tenham liberdade de ação e posicionamento, para que orientados pelo treinador comecem a perceber racionalmente qual a melhor ocupação do espaço em função da posição da bola, estando eles em igualdade ou desvantagem numérica.
 
 
 
Quando, na evolução das atividades, a defesa estiver efetivamente com oito jogadores realizando o exercício em igualdade e desvantagem numérica, há de se partir então para outro nível da construção dos conceitos: a formação efetiva das duas linhas.
 
 
 
Na concepção e apresentação das atividades desse novo nível, a construção das linhas inicialmente não é explícita na intervenção do treinador, mas ocorrerá em conseqüência da estrutura das próprias atividades.
 
Nesse novo nível, antes efetivamente do 11 contra 11 é necessária ainda a execução em igualdade e desvantagem numérica (figuras 11 e 12).
 
 
 
Depois do11 contra 11, outros níveis precisam ser alcançados até que o 1-4-4-2 em linha esteja bem organizado para responder ao maior número possível de situações-problema. A construção da orientação do espaço da linha de ataque também é algo que precisa ser inserido no desenvolvimento de todos os níveis de construção para se chegar efetivamente no “jogo formal”.
 
E esse, caro leitor, é o seu desafio. Como você faria para desenvolver o conceito de forma integrada com a linha de ataque? Se essa for fácil, pense então como faria para realizá-la de forma “pressionante”; ou ainda, como trabalharia para desenvolver esse conceito de marcação a partir da linha 1 (linha mais adiantada)?
 
Até a próxima…
 
Quadro resumo-esquemático:
 

Para interagir com o colunista: rodrigo@universidadedofutebol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso