Alterações nas janelas de transferência

Caros amigos da Universidade do Fubebol,

Como sabemos, os jogadores de futebol profissional somente podem ser transferidos de um país para outro dentro do prazo das chamadas “janelas de transferência”. Cada federação nacional pode eleger duas janelas de transferência por temporada devendo, para tanto, notificar a Fifa a respeito.

Agora, ao chegar próximo ao final do ano, teremos abertas as janelas de transferência de verão no Brasil, bem com a de inverno (e menor) na Europa. Essa próxima janela não deverá ser tão movimentada como do meio do ano, uma vez que, na Europa, estamos no meio do campeonato e apenas alguns ajustes nas equipes são feitos em termos de novas contratações.

Esse tema é muito importante para os clubes no Brasil. Sabemos que grande parte da receita dos principais clubes (e muitas vezes de clubes intermediários) decorrem da venda de jogadores. Há que se planejar com eficiência a projeção de venda de atletas, para que o clube não perca o “timing” dos clubes europeus.

O mercado pode, de tempos em tempos, esfriar. Porém, o apetite por jogadores brasileiros nunca se esgotará. Basta que os clubes brasileiros, além de formar bons jogadores, aprimorem (e profissionalizem) seus departamentos de relacionamento internacional. A partir de então, lucrar será uma questão de tempo e oportunidade.

Tivemos nesta semana uma notícia na Europa de que técnicos de clubes europeus estão querendo evitar transferências nas janelas de inverno (ou também conhecidas como mid-season transfer windows). Isto porque os técnicos obviamente não gostam de perder seus jogadores ao longo da competição.

Ou seja, apesar do pouco movimento que a próxima janela costuma propiciar, os técnicos já sentem a necessidade de evitá-la. E isso poderia corresponder a uma oportunidade a menos dos clubes brasileiros de efetuarem bons negócios na Europa.

Qualquer tentativa nesse sentido, e que alterasse o número de janelas permitidas, deveria passar por deliberação do Exco da Fifa para efetiva alteração do Regulamento. O que, acredito, não deva acontecer no curto prazo.

Porém, devemos sempre acompanhar. E, enquanto essas janelas não são alteradas, resta-nos aguardar para que as próximas especulações se iniciem.

Para interagir com o autor: megale@universidadedofutebol.com.br