As federações, a Uefa e a NBA

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A Federação Paulista de Futebol anunciou ontem o Paulistão 2009, dentre as novidades a manutenção do mesmo trio de arbitragem para os jogos. A Federação Carioca neste ano fez com que todos os jogos dos grandes times fossem mandados no Maracanã.

No inicio deste ano a Federação Goiana lançou um grande projeto de marketing voltado ao torcedor. E ainda fez uma campanha de votação para inserir jogadores destaques nos times participantes.

Percorrendo outras federações vemos um ranking de clubes no Ceará, uma transmissão via internet tentada recentemente no Paraná, e por ai vai.

Trago essas breves informações para refletirmos os papéis das federações e o modelo utilizado no Brasil. Fala-se tanto em profissionalismo, inovação e pioneirismo, mas até que ponto as federações no Brasil são profissionais, aliás o que é ser profissional ? 

Friso bem que não assumo uma postura de defesa ou ataque a qualquer uma das federações estaduais, apenas utilizo os exemplos e faço a provocação comparando com outros modelos.

Existem diversas variáveis que podem ser exploradas neste assunto, direcionarei o foco para as possibilidades de cunho tecnológico sobre tudo no que se refere a internet, com a devida insistência de que os recursos tecnológicos só refletem os processos elaborados pelos interesses do ser humano.

Vou pegar dois exemplos de excelência, podem alguns se apegar nas diferenças culturais, econômicas e tantas outras para fundamentar sua posição contrária a essa comparação, cada qual com sua parcela de razão. Mas vamos lá…

Você sabe me dizer ao menos um patrocinador oficial da Copa dos Campeões da Uefa? Muito provável que a maioria deva lembrar de um ou alguns deles, eu confesso não consigo esquecer do urubu da Playstation nas vinhetas dos jogos.

E na NBA você consegue me dizer quem é melhor: Lebron James ou Carmelo Anthony? Lebron faz quase 10 pontos a mais por jogo e ainda ganha em assistências e roubadas de bola. Lógico cada um tem seus critérios e preferências, mas tem tudo lá no site para ajudar nas conclusões.

São nessas ações “sutis” que provoco sobre o modelo de federações no Brasil, que dizem ser representantes dos clubes, sendo que os próprios clubes muitas vezes não discursam desta maneira, e tentam ao mesmo tempo serem entidades modernas voltadas ao profissionalismo.

Respeitando suas peculiaridades, tanto NBA como Uefa, prezam pelo espetáculo e tem o consumidor/torcedor como alvo direto de suas ações. Afinal são eles que financiam o espetáculo tanto diretamente (ingresso e souvenir, por exemplo) como indiretamente (patrocinadores, direitos de transmissão).

A relação com a imprensa também é mais afinada, afinal os direitos de transmissão não são coisas das mais baratas, e a Uefa, por exemplo, sabe como agregar valor. Aqui no Brasil é comum ouvirmos, digo isso pelos meus próprios “ouvidos”, que a “TV” manda e desmanda, que ela “perturba”. “enche”, que ela desrespeita as normas em busca de informações, que fere os códigos de conduta, etc, etc, etc.

Enquanto isso a Uefa disponibiliza em seu site press releases jogo a jogo, informações completas e riquíssimas. Ou seja, lá eles tratam não como perturbadores e sim como grandes parceiros e investidores, e fazem isso valorizando e aperfeiçoando cada vez mais seu produto.

E o papel da tecnologia neste processo? Vêem a utilização da internet como eficaz ferramenta de comunicação e interação, tudo disponibilizado ao público e a imprensa, além dos inúmeros outros serviços específicos que destinam a eles e inclusive aos próprios clubes.

Daí faço a provocação: nós aqui do Brasil estamos preocupados com torcedor? Com a qualidade do produto oferecido pela federação? Pelo clube? Com a devida atenção, sem exageros (leia-se entregar tudo de bandeja) para a imprensa?

É verdade tem surgido algumas tímidas tentativas, mas convenhamos, a internet (para ficarmos no exemplo focado) possibilita muito mais coisa, o que será que falta, visão, investimento, vontade política?

Não sei, mas com certeza o que está por ai não me convence… ou:

Você lembra rapidamente de um patrocinador de sua federação? De uma vinheta vinculada ao campeonato e ao patrocinador?

 Ou ainda, quando você quer informação sobre futebol o site da federação está entre os sites que você procura primeiro?

Para interagir com o autor: fantato@universidadedofutebol.com.br

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