Zezinho do Scout: Cruzeiro x Flamengo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Olá amigos, vamos, hoje, fazer uma análise do jogo Cruzeiro x Flamengo que embolou de vez a briga pela Libertadores.

Vamos avaliar a postura defensiva, lembrando sempre que nas nossas análises expomos algumas variáveis apenas, no intuito de explorar possibilidades interpretativas. Pois, mais uma vez, reafirmo que a diferença de um scout é a interpretação dada a informação e a sua conseqüente intervenção.

Avaliando no contexto geral a questão dos desarmes completos* duas informações nos remetem a importantes acontecimentos no decorrer do jogo. Observemos a tabela de ocorrências da concentração de ações dos jogadores. Percebam como a análise do número é vinculada a função do jogador, ou seja, não é uma simples leitura de número. Ela já esta sendo cruzada com outra variável (função), e mais adiante ainda incluímos uma terceira variável, o campo de jogo.

Henrique, Thiago Ribeiro e Ramires (que uns consideram volante, outros não) foram responsáveis por 50% da retomada da posse de bola da equipe do Cruzeiro, com ação direta sobre os adversários, enquanto que, nesse período, pelo Flamengo Juan, Leo Moura e Jailton, jogadores com atuação mais defensiva (ainda que os laterais flamenguistas apóiem bastante) se responsabilizaram por quase 65%.

   

Tal informação me chamou a atenção imediatamente em relação à capacidade de marcação da equipe do Cruzeiro no campo ofensivo. Pelos números de seus jogadores com participação ofensiva maior, em relação aos adversários, percebe-se um dado que nos remete ao posicionamento da equipe e à execução de funções defensivas mais a frente.

Indo para a visualização do campo nota-se como o Cruzeiro retomou mais bolas no campo ofensivo.

Com um posicionamento mais a frente e com o combate de seus volantes que saem muito para o jogo e do atacante Thiago Ribeiro, a equipe cruzeirense conseguiu segurar a criação do Flamengo desde lá de trás, impedindo na maioria das vezes uma seqüência de troca de passes, que não foi totalmente anulada, basta ver o segundo gol flamenguista com uma seqüência de cerca de 12 passes com participação de 8 jogadores diferentes, começando com o goleiro Bruno. Mas foi, sem dúvida, uma grande arma da equipe mineira.

Hoje, de forma bem simples encerramos nossa coluna trazendo esse toque sobre como dados sem muita complexidade podem ser trabalhados e interpretados. Lógico, existem muitas outras variáveis, mas aos poucos tentamos mostrar todas. Até a próxima.

Zezinho do Scout

Para interagir com o autor: fantato@universidadedofutebol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso