O Scout que não explica o jogo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Uma das diversas coisas que me desperta interesse no futebol é o “scout” de jogo.
Ferramenta informativa, pode ser, dependendo como é construída, uma fiel explicação dos “porquês”, “como”, “quês”, “onde” e “quando” do jogo.
Tenho uma ligação profunda com estudos de scout. Entre trabalhos que escrevi, orientei e fui banca, são pelo menos 15. Então me sinto no direito de mais uma vez chamar a atenção para algo que ainda me incomoda.
Quando alguém faz um conjunto de exames que supostamente deveriam diagnosticar uma doença e esses não a acusam quando ela está presente, temos um grande problema.
Se um exame não consegue diagnosticar aquilo que se propõe, não serve para o diagnóstico. Se diversos exames apontam “saúde” em uma pessoa enferma, é porque o exame correto ainda não fora realizado.
O scout pode ser como um exame para explicar patologias já instaladas, mas também pode ser “check-up” preventivo antes da doença realmente aparecer (ou simplesmente um relato sem utilidade para explicações de causa-efeito por não se correlacionar com os fenômenos presentes no jogo – é o que na maioria esmagadora das vezes acontece).
Para ficar mais claro o que quero dizer exponho abaixo algumas das informações de um jogo que aconteceu recentemente. Selecionei algumas das informações do relatório de scout (mas acreditem todas elas levariam a mesma conclusão!).
Eis as equipes:


Os números do jogo:

Quem ganhou o jogo?
Abaixo, alguns dados do jogo no campograma:

Eu poderia aqui “encher” a coluna de informações do relatório do jogo. Todas elas direcionariam nosso pensamento para o mesmo lugar.
Um dos “scoutistas” chegou até a dizer “como pôde, com esses resultados, a equipe “?” ter perdido o jogo”?
Exatamente caro amigo, como pôde?
E está aí a questão necessária que uma análise de jogo precisa responder (não coloquemos a responsabilidade disso na “sorte”).
Se nesse caso em especial, o objetivo do scout fora explicar o jogo, não conseguiu.
A equipe “B” venceu a partida. Os “exames” apontaram o contrário.
Então fazemos o que? Mudamos o scout ou o resultado do jogo?

Para interagir com o autor: rodrigo@universidadedofutebol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso