Então é Natal, e Natal tem muitos significados. Não a cidade, obviamente, que significa apenas uma cidade.
A data, porém, tem variadas interpretações para vários tipos de pessoa.
Este colunista acredita que, dentre outras coisas, muitas pessoas deveriam aproveitar a data, o fim de ano, as férias e tudo mais para refletir. Natal é tempo de reflexão.
Reflitamos, portanto.
Você pode pensar a respeito de várias coisas. Para aquilo que interessa esse espaço, é válido pensar para que afinal serve o futebol.
Acho que já perguntei isso aqui antes. Pergunto outra vez: para que serve o futebol?
Alguns acham que é um meio de inclusão social. Outros acham que é um fenômeno de massa. Terceiros acreditam que é um instrumento de manipulação política. E quartos acreditam que é entretenimento puro.
Obviamente que ninguém está errado, uma vez que todas as opções supracitadas são válidas. E essa validade permite que elas coexistam. Nenhuma opção está errada. Mas também nenhuma opção está exclusivamente certa. Para uma criança sem maiores perspectivas de vida, é um meio de ganhar dinheiro e subir de classe social. Para o primo dessa criança que sabe que ela joga muito, é um o futebol é bom jeito de garantir uma ajuda de custo no futuro. Para o olheiro que busca talento, a criança é uma aposta, e o futebol é o cassino. E assim por diante. Futebol, assim como o Natal, significa diferentes coisas para diferentes pessoas. Reflita sobre isso.Um ótimo Natal.Para interagir com o autor: oliver@universidadedofutebol.com.br