O desafio de Belluzzo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Luiz Gonzaga Belluzzo foi eleito presidente do Palmeiras, com o que me pareceu um apoio irrestrito da mídia. Pudera. É, possivelmente, o mais qualificado presidente de um clube de futebol da história recente do país.

Não sei dizer outro presidente de clube com título de Doutor ou que tenha sido conselheiro econômico da Presidência da República. Ou, então, que tenha ganhado o prêmio Juca Pato, seja lá que prêmio é esse. Pelo nome, parece ser importante. E engraçado.

De qualquer maneira, Belluzzo tem uma árdua tarefa pela frente. Não é fácil ser presidente de clube de futebol. Você é, ao mesmo tempo, muitas coisas. Para o conselho, você é o muro das lamentações. Para os jogadores, você é um caixa bancário. Para a imprensa, você é uma fonte inesgotável de notícias. E para a torcida, você é o demônio. E nem sequer ganha para isso.

Não só não ganha como também perde. E muito. Tempo, cabelo, essas, coisas. 

Se há uma coisa que presidente de clube não tem, é tempo. Afinal, você, de um dia pra outro, vira representante de uma organização que possui milhares de sócios oficialmente e sabe-se lá quantos milhões de torcedores. Não falta gente pedindo pra você fazer uma visita aqui, uma reunião ali, tomar um café acolá.

E é aí, nessa questão, que está talvez o maior desafio da presidência de Belluzzo. Não se podem questionar seus interesses, que obviamente estão voltados aos rumos da macro-organização do que um envolvimento maior com os meandros da instituição. Mas como uma pessoa tão atarefada e envolvida até com os rumos da nossa própria nação conseguirá equilibrar a demanda profissional com a demanda palestrina? O tempo, obviamente, vai dizer.

E também em tempo, o prêmio Juca Pato é um prêmio literário concedido pela União Brasileira dos Escritores. Já foram contemplados com ele o ex-presidente Fernando Henrique, Sérgio Buarque de Holanda, Carlos Drummond de Andrade, Érico Veríssimo e seu filho, Luiz Fernando Veríssimo, que bem que poderia a onda e se tornar presidente do Internacional.

Para interagir com o autor: oliver@cidadedofutebol.com.br

Autor

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso