A importância da Universidade do Futebol para o desenvolvimento da modalidade no país

Olá amigos. Nesta semana temos um marco para o futebol brasileiro. Não! Não é uma final de Copa do Mundo, nem tampouco a definição das cidades que serão sedes.

Trata-se da solidificação de um projeto que teve suas sementes plantadas há algum tempo e que agora se apresenta de forma imponente.

Nasceu a Universidade do Futebol!

Para o amigo mais assíduo, o contato já havia se estabelecido com os primeiros esboços do que seria essa Universidade, para os mais novos, sejam bem vindos. Para ambos, convido à reflexão sobre a importância e o significado desse marco para o desenvolvimento do futebol no Brasil. (Sim! Apesar das cinco estrelas, temos muito a desenvolver).

O primeiro ponto que deve ser destacado é o conceito de Universidade. Em geral idealizada como uma instituição na qual o conhecimento é elaborado, desenvolvido e difundido, e retornado à sociedade. Processo esse no qual é imprescindível a participação de pessoas das mais diferentes frentes, seja no ensino, seja no aprendizado.

Enfim, uma Universidade do Futebol! Que não se melindrem os profissionais que se julgam tão aptos e sabedores de tudo sobre futebol. Numa Universidade, o espaço é aberto para todos. Tal compartilhamento e convívio de diferentes saberes, tanto em formas como em profundidade, consiste na pedra fundamental para o sucesso de um projeto universitário.

Um projeto que deve abrir nossas mentes sobre a necessidade de aprendermos e ensinar constantemente, de reconhecer que o agrupamento e a transmissão de conhecimento enriquece a modalidade, e que o saber de cada um não deve ficar guardado a sete chaves, mas sim, compartilhado e posto a uma constante evolução em prol de cada um e do futebol enquanto ciência.

Futebol, Ciência? Sim, a multidisciplinaridade do futebol pode levar alguns a fazer referências a algumas ciências aplicadas à modalidade e outros a simplesmente considerarem o futebol enquanto uma ciência, mas deixemos essa rusga de lado. O fato é que a ciência encontra diferentes segmentos no futebol.

Apenas para elencar algumas que surgem rapidamente à cabeça (o amigo com certeza lembrará de outros tantos). Eis algumas áreas de conhecimento que formam a grande teia de saber do futebol:

Fisiologia – Medicina – Fisioterapia –  Nutrição – Bioquímica – Biomecânica – Psicologia -Preparação Física – Sociologia – Antropologia – História – Técnica- Tática – Pedagogia – Ludicidade – Treinamento – Gestão – Marketing – Jornalismo – Construção – Tecnologia – …

Uma rede de saber que exige profissionais especializados nas mais diferentes especialidades. A Universidade do Futebol vem suprir uma carência, ocupando um espaço, que é de fato ilimitado, possibilitada pelas atuais tecnologias do mundo virtual, no qual o conhecimento pode se propagar em lugares e velocidades incomensuráveis.

Para o sucesso da Universidade, é preciso que todos nós reconheçamos nossa importância, através de nosso envolvimento e participação, seja enquanto receptores ou transmissores de conhecimento, tendo em mente que o compartilhamento é a base para a evolução da modalidade.

Na ânsia de pesquisa, ensino e extensão, os pilares tradicionais de uma Universidade, destacam-se a inovação e modernidade das idéias e recursos disponibilizados, focando cursos, conteúdo e troca de experiências em torno do universo chamado futebol.

Desejo sucesso para todos nós, calouros desta Universidade, que possamos aprender, compartilhar e tornar este espaço mais do que um espaço de discussão, um espaço de consolidação e desenvolvimento da ciência futebol.

Para interagir com o autor: fantato@universidadedofutebol.com.br