Conclusões

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Existem duas conclusões possíveis de extrair da final da Champions League entre Manchester United e Barcelona.

A primeira é que clubes de ponta que trabalham com a base começam a apresentar resultados mais concretos. Os dois clubes finalistas são, possivelmente, as principais forças do mundo a aliar formação com aquisição. Boa parte do time dos dois clubes é proveniente das suas respectivas academias, o que mostra a consolidação de um modelo de formação que pode atrapalhar o principal canal de receita dos clubes brasileiros. 

A partir do momento em que clubes acreditam que podem formar bons atletas internamente, eles passam a (1) evitar comprar jogadores já formados e, portanto, encarecidos e (2) comprar jogadores mais jovens, logo, mais baratos. 

Esse tipo de manifestação restringe parte do mercado de maneira geral, mas certamente abre outras frentes. É uma tendência que está um pouco longe ainda de criar maiores efeitos no mercado de forma geral, porém pode ser o início de alguma coisa.

A segunda conclusão é que o juiz foi grosseiro, o que sugere que (1) o nível da arbitragem européia também não é dos melhores ou que (2) há uma preocupação da Uefa em evitar uma segunda final seguida com os mesmos clubes do mesmo país, em especial da Inglaterra, que é o único país com uma liga em condições de rivalizar mercadologicamente com a confederação continental.

As duas conclusões, o fortalecimento do trabalho de base e a grosseria do juiz norueguês, são fatos. O que as motiva e os seus efeitos são especulações que podem gerar algum efeito posterior.

O que exatamente, eu não sei. Não cheguei a nenhuma conclusão sobre isso.

Para interagir com o autor: oliver@universidadedofutebol.com.br

Autor

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso