Se bobear, vira santo

Esse foi o título de uma coluna que escrevi, em 2003, para o diário “Lance!”. Naquela ocasião, chamei a atenção para o fato de ter se encerrado o primeiro Campeonato Brasileiro disputado em pontos corridos na história. E, mais do que isso, da certeza que tínhamos de que, no ano seguinte, a forma de disputa do torneio se repetiria pela primeira vez em 32 anos.

Mas o fator que levaria à beatificação de Ricardo Teixeira seria outro. A tão propalada Copa do Mundo no Brasil.

Não interessariam mais os resultados e, mais do que isso, as investigações das CPIs. Não importaria o estado calamitoso de muitas coisas no futebol do Brasil, entre elas, como se vê agora, a do futebol feminino, abandonado e jogado às traças.

Hoje, Ricardo Teixeira é o centro das atenções no país. Ele é o homem-forte não só do futebol brasileiro, mas também da política nacional.

Nesta semana que entra, o terceiro mandato ou a Dilma Roussef não serão os temas mais importantes nos corredores da política. Tudo estará ligado à Copa do Mundo no Brasil.

Quem será escolhida? Quem pode ser uma sub-sede? O que a Fifa pede para ser feito? Quando começam as obras?

No próximo domingo a Fifa dirá quem serão as 12 sedes (se é que serão 12 mesmo) da Copa do Mundo de 2014. A decisão é importante para o país. E, mais do que isso, crucial para os políticos, que terão a oportunidade de serem os comandantes dessas cidades ou desses estados justamente num período que será marcado por aumento de emprego, mais investimentos, sensação de euforia por uma Copa do Mundo, etc.

Há dez anos, começavam as investigações que culminaram nas CPIs que vasculharam a podridão do futebol brasileiro. Hoje, não há praticamente vestígio de tudo o que foi levantado. Se há, nada como uma boa escolha de sede para aplacar os ânimos.

Ricardo Teixeira já foi elevado aos céus pelos políticos do país. E os jornalistas, anestesiados pelos pontos corridos, pela mudança de posicionamento da CBF perante a imprensa, pela proximidade da Copa do Mundo e pela vontade de tê-la aqui no país, também fazem tudo para que Teixeira se transforme em santo…

Para interagir com o autor: erich@universidadedofutebol.com.br