Breves comentários: fim de Copa e retorno dos campeonatos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Fim da Copa. Hora de refletir e avaliar o que foi feito e os impactos que serão deixados pelo mundial.

Tecnologia

Talvez, e apenas uma mera especulação, a tecnologia pode ser a grande beneficiada com a Copa que se encerrou. Não por ter sido a grande sensação, ainda que tenhamos que avaliar a repercussão das transmissões em 3D e outras questões mais voltadas para a linha do entretenimento. Mas com certeza, sua ausência em meio a tantos lances polêmicos já exerce uma pressão pública muito forte em cima da Fifa.

Entidade essa que até admite rever e discutir algumas possibilidades, mas que deixa bem claro que o erro humano é o que move o futebol.

Enquanto o mundo inteiro (a exceção do futebol) procura através de recursos diferenciados aperfeiçoar seus serviços e minimizar o erro humano, o futebol, nas palavras de Blatter, se vangloria de ter o erro humano como grande “atrativo”. Mas ainda assim o presidente da Fifa promete encaixar a discussão na próxima reunião.

Já discutimos isso, mas é inevitável falarmos de novo, o torcedor gosta de polêmica com certeza, mas será que ele colocaria uma eliminação injusta por erro de arbitragem em segundo plano? Lembro da coluna recente na qual pedimos fair play para a Fifa.

Retorno dos Campeonatos

Agora retornaremos aos campeonatos de clubes. Uma inter-temporada maior que a própria pré-temporada. Com um recheio para lá de interessante, que foi justamente a Copa, possível de ser analisada e avaliada em termos de novas tendências táticas de estilo de jogo e outras coisas mais.
Será que os técnicos brasileiros se atentarão a isso. Por enquanto li apenas o Mano Menezes comentar sobre o legado do estilo de jogo alemão e espanhol.

“Espero que surta efeito, principalmente para ver laterais jogando como laterais, zagueiros jogando como zagueiros, com a linha de quatro jogadores atrás, que há dez anos é uma realidade muito forte na Europa e aqui ainda andamos na contramão”, disse Mano Menezes à Gazeta Esportiva.

Mas será que (aqui peço desculpas pela generalização) os técnicos que nem sequer avaliam e estudam seus oponentes estão preocupados em entender tendências da Copa. Muitos ainda acham que mais vale chutar uma garrafa de água no vestiário para motivar os jogadores no segundo tempo, imagine falar em tendência e análise de jogo.

Contudo, esperamos que essa excelência tática que uma Copa do Mundo às vezes traz, possa cria na cabeça de alguns técnicos uma preocupação com aspectos voltados a análise do jogo.

E lembro: análise de jogo não é só observar, precisa aliar conhecimento, experiência, critérios e intervenção. Pois se só olhar resolvesse, a coruja ocuparia o trono do leão como Rei da selva.

Vejamos então o que acontecerá com a tecnologia no futebol como ferramenta de auxilio da arbitragem e também como os treinadores se comportarão com a questão das tendências táticas da Copa.

Para interagir com o autor: fantato@universidadedofutebol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso