Amostragem

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A carência por conhecimento científico na administração do futebol mundial é bastante conhecida. No Brasil, então, nem se fale.

Há, porém, tentativas bastante honestas de solucionar esse problema. Ao final de todo ano, buscam-se números de onde é possível para construir métricas de performance que indiquem fatos e tendências. Nada mais louvável.

Com dados em mãos, iniciam-se discussões quase intermináveis sobre os rumos futuros do futebol e sobre a qualificação ou não de determinadas pessoas e suas ações. Tal clube está bem administrado, outro clube não está, fulano é supervalorizado, sicrano é subvalorizado, e assim por diante.

No caso de jogadores, esse fenômeno é bastante evidente. Se um cara é artilheiro do campeonato, é quase certo que ele vai conseguir uma boa renovação de contrato ou será transferido para um clube com mais prestígio. Se ele é eleito para a seleção do campeonato, idem. Tudo fruto da percepção de valor construída baseada nas métricas mais simples que existem.

O problema, porém, é que por diversas vezes as tendências construídas não se consolidam no futuro breve. Quantos artilheiros de campeonato foram transferidos para outros clubes mas não conseguiram se destacar no ano seguinte? Quantos jogadores apontados como destaques de um ano nunca mais conseguiram brilhar em seus clubes? Muitos.

A razão para isso é bastante simples. No futebol, a amostragem de dados que ajudam a construir argumentos tende a ser muito, muito pequena. E isso gera conclusões ilusórias, que podem não representar o fato em si, mas apenas indicar a exceção. Por exemplo: suponhamos que um jogador se profissionalize aos 18 anos e consiga ser o artilheiro do Campeonato Brasileiro aos 26, com 32 gols. Nos oito anos anteriores, a média de gols dele era de nove gols por Campeonato Brasileiro. No final do ano em que se tornou artilheiro, ele será apontado como um grande goleador e possivelmente ganhará um aumento ou uma grande transferência. A probabilidade, porém, é que ele volte a marcar oito gols no ano seguinte, ou até menos, uma vez que a amostragem ampliada mostra que os 32 gols é a exceção, e não a regra.

Por isso, nesse final de ano em que um monte de conclusões começam a pipocar, tenha bastante cuidado com aquilo que você absorverá com verdade. A maioria delas estará limitada à análise de dados de um período muito curto, o que inevitavelmente cria grandes distorções. Essa é a regra. Resta esperar pra ver se o Jonas será a exceção.

Para interagir com o autor: oliver@universidadedofutebol.com.br  

Autor

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso