Vamos às compras!

O mês de dezembro costuma ser agitado pela efervescência natural do período, que envolve Natal, reflexões pessoais para o próximo ano, encontros e desencontros familiares, nostalgia do que passou.

E muita gente encontra conforto em traduzir os sentimentos dessa época oferecendo presentes aos que lhe são caros ou próximos.

Temos uma enxurrada de amigos-secretos no trabalho, na família, com os amigos.

E dá-lhe presentes…

Não é fácil encontrar o presente certo para as pessoas. Quanto mais se conhece, melhor fica, mas, ainda assim, não é fácil.

A base das melhores escolhas é a informação. Informação deve ser transformada em conhecimento, e conhecimento em sabedoria.

E a fonte primária de informação é sempre melhor. Mas fica difícil imaginar todo mundo perguntando a todo mundo o que gostaria de ganhar de presente.

O próprio encanto da coisa se perderia.

No futebol, porém, o encanto deve dar lugar à racionalidade.

Não basta o clube perguntar à torcida quem ela gostaria de ver contratado para o ano seguinte: se o Pelé ou o Mané.

O Papai Noel não entrega gratuitamente, e o preço que se cobra por escolhas equivocadas de presentes pode determinar o êxito ou fracasso do ano seguinte.

Reunir-se para comprar tem sido algo interessante, ao contrário de comprar para reunir.

A febre das compras coletivas pela internet chegou ao futebol. O São Paulo está vendendo ingressos para o Campeonato Paulista a preços irresistíveis.

Deve-se tomar muito cuidado para sair às compras no mercado de transferências do futebol.

Pra não comprar gato por lebre. Tampouco sair usando o cartão de crédito como se fosse revólver em mão de macaco.

Comprar por impulso natalino, para presentear a família e os amigos é espirituoso.

Mas, a partir de janeiro, a conta já começa a chegar.

Na nossa casa.

Ou no nosso clube.

Para interagir com o autor: barp@universidadedofutebol.com.br