Um ano de crescimento

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O ano que se adentra deverá mostrar um grande crescimento no futebol brasileiro. Nem tanto por uma melhoria na gestão dos clubes, mas sim pela força da economia nacional aliada ao maior investimento no futebol por conta da Copa do Mundo.

Cada vez mais as empresas querem aportar dinheiro nos clubes e no futebol em geral. E isso tem gerado um crescimento sem precedentes no esporte mais popular do país. Com a Copa se aproximando cada vez mais, o mercado patrocinador se aquece, e isso beneficia toda a cadeia produtiva da bola.

Se, na década de 1990, o fracasso do crescimento no futebol brasileiro se deu porque os megainvestidores aportaram dinheiro esperando retorno financeiro com isso e se depararam com pessoas despreparadas para saber trazer resultados, agora a situação é um pouco diferente.

Os clubes não são procurados por investidores dispostos a bancar um negócio, mas sim por empresas que querem se beneficiar da exposição da marca que o futebol proporciona, ou do relacionamento com o torcedor. Ou seja, o dinheiro vai entrar de qualquer forma, mesmo que continuemos a ter falhas gritantes no corpo diretivo do futebol nacional.

O ano de 2011 promete ser de muita grandeza para o mercado da bola no Brasil. Mas, se não aproveitarmos esse momento de bonança para gerar também um melhor preparo em quem é responsável por organizar o futebol no país, teremos no médio prazo uma tempestade. E, muito provavelmente, ela virá próxima de 2014.

Mas o momento é para celebrar. Que todos entremos bem neste 2011. Muita felicidade e muitas conquistas. Dentro e fora dos campos!

Para interagir com o autor: erich@universidadedofutebol.com.br  

Autor

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso