Janelas de transferência

Caros amigos da Universidade do Futebol,

vivemos hoje mais um daqueles períodos de fechamento da janela de transferência europeia.

Jogadores, agentes, advogados e clubes acabam de concluir seus últimos negócios para transferência internacional de jogadores ao principal mercado do futebol.

É tempo, assim, de esclarecer o que significa a janela de transferência e mais uma vez desmistificar esse termo “janela europeia” que, a rigor, não existe.

O próprio site da Fifa causa certa confusão ao mencionar que “a janela de janeiro está encerrada”. Aliás, informação interessante oficialmente divulgada pela Fifa, durante essa “janela de janeiro”.

Foram registradas 2.451 transferências internacionais de atletas de futebol, “o que representa um aumento de 104% em relação ao mesmo período do ano passado, somando um rendimento acumulado de 320 milhões de dólares”. Isso comprova o aquecimento do mercado do futebol nesse início de ano.

O que se conhece por janela de transferência nada mais é do que o período em que, via de regra, um determinado jogador pode ser registrado em uma determinada federação nacional filiada à Fifa. De acordo com os Regulamentos da Fifa, cada federação nacional deve ter duas janelas de transferência (ou então, mais corretamente, períodos de registro de jogadores.

Cada federação nacional deve comunicar à Fifa sobre as suas janelas específicas, sendo que a primeira (em regra ao fim da temporada) não pode exceder 12 semanas, e a segunda – no meio da temporada – não pode exceder 4 semanas. Caso uma federação deixe de fazer esse comunicado, a Fifa então poderá determinar os períodos para a janela ex-officio.

Tendo sido feitas essas considerações, podemos já esclarecer que de fato não existe o que se chama de janela de transferência europeia, já que cada país tem os seus próprios períodos de registro. Na verdade o que ocorre é que uma grande quantidade de países europeus tem o encerramento de sua janela de transferência de inverno ao final de janeiro.

Entretanto, essa não é uma regra. Países como Suécia, Noruega e Bulgária possuem janelas de inverno que se encerram dentro de um ou dois meses. A Finlândia, por outro lado, nem teve sua janela aberta: suas negociações acontecem somente em março.

Assim, é importante esclarecer que é possível que jogadores brasileiros sejam transferidos para a Europa mesmo após o que se denomina “janela europeia”, bastando para isso que o país de destino seja um daqueles cuja janela se estenda pelos meses de fevereiro e/ou março.

TMS

Uma boa notícia é que o Transfer Matching System (TMS), sistema on-line implementado recentemente pela FIFA para aumentar a segurança e transparência nas transferências internacionais de jogadores foi “aprovado” em sua primeira janela.

Esse sistema tornou-se obrigatório a partir de outubro de 2010. Segundo os operadores do sistema, tudo funcionou perfeitamente e todas as transferências puderam ser devidamente monitoradas.

Essa é mais uma boa notícia contra os supostos desvios de verbas que alegadamente ocorriam em transferências internacionais de jogadores. Agora é ficar atento ao caminhar das transações para saber se a ferramenta vai mesmo conseguir inibir esse tipo de prática ilegal. Afinal de contas, e infelizmente, como diz o ditado, “hecha la ley, hecha la trampa”.

Para interagir com o autor: megale@universidadedofutebol.com.br