Amigos do Paraná e Amigos do Japão

Na última quinta-feira, em Curitiba, presenciamos um grande exemplo de solidariedade.

Um jogo de futebol beneficente, na Arena da Baixada, do Clube Atlético Paranaense, em prol das pessoas que sofreram com o tsunami no Japão, bem como com as chuvas que assolaram o litoral do Paraná em março.

O “Jogo da Solidariedade”, como ficou conhecido, também pode ser referido como Amigos do Paraná e Amigos do Japão.

Isso. Não Amigos do Paraná x Amigos do Japão.

As duas equipes de estrelas do futebol nacional somaram esforços para fazer do esporte um instrumento de integração social, cidadania e solidariedade.

Estádio lotado, com mais de 20 mil pessoas – famílias felizes em frequentar o estádio, sem violência e podendo ajudar outras pessoas – e grandes figuras do nosso futebol, liderados por Zico e Alcindo, que foram consagrados também no Japão, além de Paulo Rink e Raí, que já assumiram o DNA da solidariedade.

Raí, na Fundação Gol de Letra. E Paulo Rink, grande ícone do futebol no Paraná, que sempre está envolvido na beneficência em eventos no Brasil e na Europa.

Esses jogadores têm se notabilizado por liderar o apoio às causas que utilizam o esporte como meio de transformação do mundo em que vivemos.

Ao mesmo tempo, lamento pelo triste episódio ocorrido, na mesma data, no Rio de Janeiro, onde um jovem provocou uma tragédia em uma escola de Realengo, a mesma em que estudara, assassinando 12 crianças.

E, repetindo a pergunta de um apresentador da ESPN Brasil, na noite daquele dia: “O que o futebol tem a ver com essa tragédia pra ser abordado aqui?”.

O futebol deve ter muito, mas muito mais da energia positiva gerada pelo evento beneficente, como o “Jogo da Solidariedade”, e ser compartilhado pela sociedade.

O esporte é um grande valor social, um mecanismo de construção da cidadania.

Por isso que esses temas são pertinentes à coluna que escrevo.

A todos os envolvidos na organização do evento, como cidadão e ser humano, agradeço pelo gesto e parabenizo pela grandeza de espírito.

Para interagir com o autor: barp@universidadedofutebol.com.br