Como evitar sobrecarga excessiva com acúmulo de jogos?

Em tempos de transição dos campeonatos estatuais para o Brasileirão, alguns cuidados podem ajudar a preservar a integridade dos jogadores. Em meio às transferências e reformulação de elenco, equipes eliminadas precocemente dos regionais, da Copa do Brasil e da Copa Libertadores podem sair com vantagem.

Jogadores mais descansados e maior tempo de preparação permitem começar o Campeonato Brasileiro em ritmo mais forte. Para os que disputaram mais de uma competição simultaneamente iniciam mais fracos e naturalmente têm maior desgaste. A estes, o rodízio entre jogadores e a utilização de estratégias que aceleram a recuperação são alternativas para se evitar a fadiga, lesões e queda de rendimento.

A busca pelo máximo desempenho exige incrementos nas cargas de trabalho que, quando assimiladas, provocam melhorias. Contudo, à medida que o número de jogos por semana se eleva, só há tempo para recuperar o atleta. A tentativa de fazê-los melhorar pode levá-los do estado de overreaching para o overtraining. O primeiro refere-se a uma condição aguda (dias ou semanas) em que o atleta responde de forma ótima aos estímulos (treino). O segundo é uma condição crônica em que o indivíduo responde de forma negativa às cargas de trabalho.

Entre os sinais e sintomas do overtraining, encontram-se as alterações fisiológicas (aumento da atividade simpática, redução da atividade parassimpática, redução da frequência cardíaca de repouso, submáxima e de recuperação; aumento do consumo de oxigênio submáximo, redução da capacidade de trabalho, redução do peso corporal, insônia, distúrbios gastrointestinais, dores e lesões no aparelho locomotor, maior sensação de fadiga), bioquímicas (redução do glicogênio muscular, aumento do cortisol, redução de minerais e da densidade óssea), psicológico-comportamentais (depressão, apatia, mau-humor, medo de competir, queda da auto-estima e da autoconfiança), imunológicas (alergias, resfriados e infecções), as quais provocam queda de rendimento (redução da coordenação, da habilidade técnica e da força muscular).

Para evitar o overtraining recomenda-se monitoração constante de todas as variáveis e, quanto mais cedo a identificação do problema, menor será o risco para os atletas.

Entre as ferramentas para o diagnóstico encontram-se questionários de humor (POMS), de recuperação de treino (RESTQ) e de qualidade do sono; exames de sangue para dosagem hormonal e imunológica (linfócitos e eusinófilos); acompanhamento nutricional e observação permanente do atleta.

Outra recomendação é a monitorização diária da variabilidade da frequência cardíaca pelo intervalo de pulso para obtenção dos parâmetros de domínio do tempo (SDANN, RMSSD, NN50 pNN50) e da frequência (LF, HF, LF/HF), verificação do balanço simpato-vagal e diagnóstico de hiperatividade simpática.

Tendo em vista que nem todos os sintomas aparecem ao mesmo tempo na mesma magnitude e que cada ferramenta exige determinado conhecimento, dispêndio financeiro, equipamento e tecnologia disponíveis, caberá a cada clube definir os parâmetros que são mais ou menos importantes para fazer a escolha de quais variáveis deverão ser monitoradas com maior ou menor rigor ao longo da temporada.

Referências bibliográficas

Achten J, Jeukendrup AE. Heart rate monitoring: applications and limitations. Sports Med. 2003;33(7):517-38.

Angeli A, Minetto M, Dovio A, Paccotti P. The overtraining syndrome in athletes: a stress-related disorder. J Endocrinol Invest. 2004 Jun;27(6):603-12.

Armstrong LE, VanHeest JL. The unknown mechanism of the overtraining syndrome: clues from depression and psychoneuroimmunology. Sports Med. 2002;32(3):185-209.

Baumert M, Brechtel L, Lock J, Hermsdorf M, Wolff R, Baier V, Voss A. Heart rate variability, blood pressure variability, and baroreflex sensitivity in overtrained athletes. Clin J Sport Med. 2006 Sep;16(5):412-7.

Halson SL, Jeukendrup AE. Does overtraining exist? An analysis of overreaching and overtraining research. Sports Med. 2004;34(14):967-81.

Hynynen E, Uusitalo A, Konttinen N, Rusko H. Heart rate variability during night sleep and after awakening in overtrained athletes. Med Sci Sports Exerc. 2006 Feb;38(2):313-7

Kellmann M. Preventing overtraining in athletes in high-intensity sports and stress/recovery monitoring. Scand J Med Sci Sports. 2010 Oct;20 Suppl 2:95-102.

Meeusen R, Watson P, Hasegawa H, Roelands B, Piacentini MF. Brain neurotransmitters in fatigue and overtraining. Appl Physiol Nutr Metab. 2007 Oct;32(5):857-64.

Pearce PZ. A practical approach to the overtraining syndrome. Curr Sports Med Rep. 2002 Jun;1(3):179-83.

Purvis D, Gonsalves S, Deuster PA. Physiological and psychological fatigue in extreme conditions: overtraining and elite athletes. PM R. 2010 May;2(5):442-50.

Rogero MM, Mendes RR, Tirapegui J. Neuroendocrine and nutritional aspects of overtraining. Arq Bras Endocrinol Metabol. 2005 Jun;49(3):359-68.

Roose J, de Vries WR, Schmikli SL, Backx FJ, van Doornen LJ. Evaluation and opportunities in overtraining approaches. Res Q Exerc Sport. 2009 Dec;80(4):756-64

Urhausen A, Kindermann W. Diagnosis of overtraining: what tools do we have? Sports Med. 2002;32(2):95-102.

Para interagir com o autor: cavinato@universidadedofutebol.com.br