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Saudações a todos!

Após a coluna da semana passada, na qual abordei a importância de um líder nato, recebi e-mails de várias pessoas que lideram equipes com uma dúvida recorrente: “na minha equipe existem conflitos e tenho dificuldades em lidar com eles. O que devo fazer?”

Acreditem, seja no trabalho, na rotina social, no seu clube, na família, entre os amigos ou em qualquer lugar que exista convívio entre pessoas, sempre existirão conflitos, pois cada pessoa age de forma distinta e, portanto, tem opiniões diferentes sobre o mesmo tema.

Como lidar com essa miscelânea de opiniões e transformar esses conflitos em algo positivo para a equipe, em uma troca de opiniões saudável, de forma que todos adquiram conhecimentos e o que os conflitos não se transformem em brigas?

Tenho algumas dicas que ajudam a resolver essa questão:

1 – Seja transparente em relação às suas decisões e ações. Deixe clara a razão pela qual elas foram tomadas. Assim, descontentamentos serão evitados, uma vez que todos saberão o que aconteceu e os motivos pelos quais foi tomada a decisão, uma espécie de “ação e suas consequências”.

2 – Meritocracia: quem faz mais, ganha mais e quem faz menos, ganha menos. Todos são impactados positivamente ou negativamente de acordo com suas contribuições pessoais e todos devem conhecer bem essa “equação”.

3 – Educação e respeito pelo outro: troca de opiniões, divergência e conflitos são normais em ambientes onde existam pessoas. Educação e respeito são fundamentais para construção de relacionamentos saudáveis, devem existir sempre.

4 – Ouvir as pessoas: ouvir a opinião das pessoas envolvidas no conflito (de preferência todas juntas), olhando no olho e dando importância e atenção ao que estão narrando é fundamental para que as opiniões e os acontecimentos do dia a dia sejam conhecidos por você e consequentemente você possa agir.

5 – Críticas sempre construtivas: dicas e críticas devem ser expostas, mas sempre de maneira construtiva. Fale claramente sobre o problema, mas acima de tudo aponte o que pode ser melhorado. Desta maneira, as pessoas se sentem valorizadas e realmente refletem sobre o que podem melhorar.

6 – Todos devem ganhar: exija, solicite, cobre, mas valorize sempre, recompense, pois um ambiente só é bom quando todos sentem que saíram ganhando.

7 – Exemplo é tudo: transforme o discurso em prática, aja conforme fala.

8 – Reflita antes de agir: sempre que precisar fazer qualquer interferência, qualquer ação, pense, veja as consequências, planeje, só depois faça.

9 – Não deixe de resolver problemas: pode ser mais trabalhoso, mas não deixe de resolver nenhum problema imediatamente. Momentaneamente, deixar o problema no cantinho, quieto, pode parecer mais tranquilo, mas se transformará em algo maior e mais difícil de resolver no futuro. Às vezes, por um descuido ou por falta de ação, o conflito que era pequeno, fica intransponível e só é resolvido com ações radicais, o que na maioria das vezes não é bom para ninguém.

10 – Encerre o assunto: tenha certeza de que o assunto foi completamente resolvido, não deixe arestas.

Se na sua empresa ou no seu clube você está tendo a maioria das ações acima, tenha certeza de que está no caminho certo e transformará conflitos em conquistas, o que é fundamental para o sucesso do grupo, pois hoje, mais do que as competência técnicas e habilidade em jogar, as empresas e clubes valorizam muito os relacionamentos, a forma como as pessoas agem com as outras pessoas, com o grupo.

Portanto, saber lidar com as opiniões divergentes e com conflitos é fundamental para o desenvolvimento da carreira. Cabe ao bom líder evitar conflitos, antes mesmo de eles existirem e crescerem ao ponto de sair do controle.

No esporte, saber lidar com conflitos e aplicar as dicas que passei acima é ainda mais importante, pois a todo instante os profissionais estão competindo, seja em um treino, no jogo ou mesmo na concentração onde disputam partidas de videogame.

É isto pessoal. Agora, intervalo, vamos aos vestiários e nos vemos na próxima semana!

Abraços a todos!

Para interagir com o autor: ctegon@universidadedofutebol.com.br  

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