Semelhanças e coincidências

O caso em voga é agora o Grêmio Barueri, que anunciou na semana passada um desmanche da comissão técnica e demissão de membros ligados a direção do clube. A notícia saiu no site “Máquina do Esporte” e pode ser conferida aqui

A situação da agremiação é típica. Encaixa muito bem como exemplo para um texto que escrevi em janeiro deste ano aqui mesmo no portal da Universidade do Futebol, falando da dificuldade que os clubes têm em absorver aprendizado contínuo. Não implementam mudanças ou inovações, mesmo vivenciando na prática aquilo que deu errado ou mesmo certo para servir como base para a sua evolução enquanto instituição.

Lembro-me da história recente deste clube paulista, que em menos de três anos saiu da Série C para a Série A, fruto de um planejamento consistente, com a contratação de profissionais estudiosos que, coincidentemente (ou não), figuram hoje nos quadros de grandes clubes do futebol brasileiro.

O site oficial destacava a existência de uma equipe multidisciplinar que dava suporte aos treinamentos, composta por profissionais do Esporte, Educação Física, Administração, Comunicação Social, Marketing, Direito, Contabilidade, Psicologia, Pedagogia, Nutrição, Fisioterapia, Fisiologia e Medicina.

A sequência de episódios protagonizada pelo Grêmio Barueri não é apenas um caso dentro do futebol brasileiro. E qualquer semelhança com o clube da sua cidade não é mera coincidência, caro leitor.

Isso tudo se deve ao continuísmo de pensamento arcaico da quase totalidade dos dirigentes esportivos que, mesmo no Século XXI, período em que temos acesso a mais informação de qualidade, a possibilidade de aperfeiçoamento e intercâmbio internacional, a cursos e conhecimentos diversos – inclusive em outras modalidades – preferem a ignorância sobre os fatos.

A impressão que dá é que erros desta natureza se repetem como ciclos, a exemplo das fases da lua. Na verdade não é só impressão, e sim uma realidade do nosso futebol, que só irá mudar se um dia houver uma mudança radical de pensamento e pessoas.

Para interagir com o autor: geraldo@universidadedofutebol.com.br