A importância da estrutura do clube para a formação de atletas e desenvolvimento de clubes

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Brasil há bom tempo tem equipamentos de base com qualidade baixa: simples e sem muita tecnologia ou conforto – exemplo disso era o CT de base do Corinthians localizado onde hoje se constrói o estádio, em Itaquera.

A partir de uma tendência européia, como a do centro de treinamentos do Milan, o Milanello, clubes brasileiros começaram a investir mais em seus equipamentos. Grande exemplo disso é o Parque São Jorge, do Corinthians, e o centro de base do São Paulo, em Cotia.

Ambos direcionam para uma nova perspectiva para os clubes nacionais. Mais um clube que terá um equipamento, em breve, é o Internacional, com a reforma no Beira-Rio.

Ter uma estrutura física digna e completa é fundamental para a manutenção de jogadores no clube, valorização do esporte e do atleta e é ainda essencial para o treinamento adequado e recuperação de atletas lesionados.

É fazendo os atletas se sentirem confortáveis, com sensação de lar, que se conseguirá maior resultado no esporte, pois passam ali muito tempo. Tem que ter privacidade, conforto e certas regalias bem como beleza.

A arquitetura é fundamental. Tanto para facilitar o treinamento e funcionamento, quanto para garantir o bem estar de todos que ali ficam, desde o infantil, até o time oficial. O Milanello conta com decoração e muito requinte e seria o ideal, mas, por ora, podemos considerar satisfatório o equipamento que temos. Já estamos caminhando.

É com essa estrutura que os clubes se desenvolvem em outros esportes que não o futebol, fazendo jus ao nome “esporte clube”, como Flamengo, São Paulo e Corinthians, por exemplo, e que, sem dúvida, trazem mais retorno financeiro e marketing para eles.

O Brasil ainda está longe da qualidade dos equipamentos europeus, principalmente não por poder comparar os lucros dos clubes, mas, conforme o país vai aprendendo e investindo na sua imagem, a estrutura de base tende a se adequar e cada vez mais ter novos talentos e times mais bem estruturados, bem montados, com jogadores que desenvolveram seu futebol em seu próprio ambiente.

A oportunidade das Olimpíadas pode forçar um investimento em alguns equipamentos de modalidades diferentes das do futebol – se não forçar, ao menos deveria, pois é a oportunidade, o momento de investir e desenvolver mais esportes.

Se os clubes têm atletas na natação ou na ginástica olímpica, por exemplo, seria o mínimo aproveitar o evento mundial para trazer benefícios aos esportes em forma de estrutura para crescimento das modalidades.

Para interagir com o autor: lilian@universidadedofutebol.com.br
 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso