O público nos estádios

Estudo recente da Pluri e divulgado no blog “Olhar Crônico Esportivo” (http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/10/23/os-100-times-com-maior-media-de-publico-do-mundo/) mostra a triste realidade do Brasil quanto à média de torcedores por equipe que acompanham os jogos de futebol nos estádios.

O debate é amplo e já foi levantado algumas vezes em colunas aqui na Universidade do Futebol. O fato é que o país do futebol apresenta índices pífios quando olhamos para a frequência de pessoas que vão, in loco, ver seus times jogarem.

A explicação parte da soma de um conjunto de fatores. Destacamos três deles: (1) preços de ingresso Premium e serviços de péssima qualidade; (2) insegurança e dificuldade de acesso à grande maioria dos estádios; (3) comunicação, por parte dos clubes, de que o que interessa é o resultado esportivo e não o mote do entretenimento.

Este é um dos grandes paradigmas para se trabalhar no futebol brasileiro. Sem público não há futebol de qualidade.

Sem público não há, inclusive, transmissão de jogos pela televisão de maneira atrativa para quem o assiste. É preciso uma intervenção ampla para uma mudança deste cenário em um futuro de curto/médio prazo.

Para interagir com o autor: geraldo@universidadedofutebol.com.br