Mais uma para a série “o que é o mercado do futebol?” ou “o que é a gestão de um clube de futebol?”. A inspiração vem da frase de um alto dirigente do nosso futebol, proferida nesta semana, que dizia: “assumo a responsabilidade (pelo rebaixamento), mas não sei onde errei”.
Trata-se do típico caso do gestor que não sabe explicar o fenômeno em que está inserido. Desconhece, portanto, qualquer leitura sobre o mercado, seus concorrentes e os modelos de negócios que estão funcionando para aplicação direta em seu próprio clube.
A falha mais grave dos clubes tem sido justamente este: não aprender nem com seus próprios erros nem com seus acertos (conforme já escrito por mim em colunas passadas aqui na Universidade do Futebol).
E o problema, reforço, não está centrado no erro em si (que aliás é comum em diversos processos de gestão, inclusive nas maiores empresas do mundo), mas sim de não perceber os problemas para minimizá-lo.
O mercado mudou. Os interesses se transformaram. O faturamento dos clubes aumentou significativamente nos últimos anos. Por tudo isso, não se pode mais admitir que não se saiba o que se está administrando!!!
Para interagir com o autor: geraldo@universidadedofutebol.com.br