Nosso maior ativo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A última quarta-feira e o último domingo nos mostraram (e provaram) que o ativo mais importante de um clube de futebol permanece sendo seu torcedor e a identidade criada por ele com a agremiação.

Dos fatos marcantes, a final da Copa Sul-americana entre São Paulo e Tigre-ARG no Morumbi, que levou mais de 60 mil pessoas ao estádio, e a participação vitoriosa do Corinthians no Mundial de Clubes da Fifa.

A lição é perceber que eles existem e estão dispostos a consumir o clube. Independente do sucesso esportivo dos supracitados, o fato é que, ao entregar algum valor diferenciado para o torcedor, ele está apto a fazer de bom grado.

O faturamento superior a R$ 4 milhões na grande final pelo São Paulo, fruto da venda direta de ingressos somente pela internet, e o gasto médio de aproximadamente R$ 6.500,00 entre os 30.000 torcedores estimados que foram ao Japão ver o Corinthians atestam a noção de que o público em geral quer ampliar seu contato com os clubes.

Logicamente que não irá gastar todo este montante a cada final de semana. São situações esporádicas. Mas o fato a ser repensado está nos ativos e nas mais valias que podem ser encontradas em uma aproximação junto ao torcedor.

Precisamos muito mais do que aumentar o valor da cota de patrocínio. Há a necessidade de aumentar as entregas que fazemos para o torcedor até fazê-lo compreender que o bom do futebol é estar próximo do clube do coração nos 365 dias do ano.

Para interagir com o autor: geraldo@universidadedofutebol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso