Ontem, participando do VII Fórum Internacional de Marketing Esportivo, organizado pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e Brunoro Sport and Business (BSB), o público teve uma série de palestras que trataram do tema futebol e suas oportunidades em relação ao marketing e comunicação com o consumidor.
Nas primeiras palestras, chamou a atenção a fala de Fabio Laudísio, da Dentsu, que mostrou as plataformas de comunicação possíveis com grandes eventos sem ferir a ética comercial ou que se caracterize como emboscada, apresentando tais possibilidades de maneira bem técnica.
Paralelamente, me deparo com a Revista da Gol Linhas Aereas (p. 134-138) deste mês, que traz uma reportagem sobre a pequena vinícola Lídio Carraro, da Serra Gaúcha, que conquistou o direito de produzir vinhos exclusivos e oficiais para a Copa 2014.
A breve coluna serve para introduzir melhor este tema, quando avançaremos com maior profundidade nas próximas semanas. A analogia tem respaldo na enorme quantidade de oportunidades que temos para comunicar as empresas por meio do esporte, que transcendem a simples inserção de patrocínio na camisa de jogo ou anúncios na TV.
O simples e barato, muitas vezes, pode até se tornar mais eficiente, dependendo do tipo de negócio que se pretende comunicar…