Perdeu-se a chance

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O anúncio do calendário do futebol brasileiro para 2014 trouxe à baila novos e antigos debates. De positivo, os primeiros ensaios para a constituição de uma associação de jogadores de futebol, que está se unindo para debater a organização do futebol e, sobretudo, protegê-los, tendo em vista que eles são os grandes atores do espetáculo.

De negativo, um calendário apertado, que não agrada ninguém: nem a parte técnica-física da prática, que deveria tentar preservar minimamente o atleta para a entrega de bons espetáculos; nem a área de gestão e marketing, que pensa na entrega de um bom produto; tampouco os torcedores, que irão acompanhar jogos em grande quantidade e de baixa qualidade, tornando-se pouco atrativo.

Perdemos, a bem da verdade, a chance de reorganizar o malfadado calendário do futebol brasileiro. A oportunidade era agora, com o "caos" da Copa (caos no sentido de influenciar a organização da temporada regular), quando se poderia encontrar inúmeras justificativas para este ajuste.

Alguns dirigentes continuam com a defesa de argumentos respaldada na "soberania nacional", ou seja, em afirmar que seguir um "modelo europeu" seria uma afronta para o Brasil. É a berlinda das desculpas, quando não se acha mais justificativas plausíveis, em um mundo globalizado e hiperconectado, para enxergar o óbvio.

Enfim, resta esperar mais algum tempo para a mudança inevitável. E que a organização que se está tentando fazer por meio dos jogadores siga um rumo sólido e consistente, que não baixe a guarda com pressões de dirigentes (que virão no curto prazo), e possam promover, de fato, ações transformadoras para o futebol brasileiro.

 

Leia mais
Pré-temporada e adequação à Europa são algumas das exigências dos jogadores

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso