ABEX e Universidade do Futebol: outro grande passo para o desenvolvimento do jogo brasileiro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nos próximos dias ocorrerá o encerramento do curso Gestão Técnica no Futebol. Oferecido pela ABEX (Associação Brasileira dos Executivos de Futebol) em parceria com a Universidade do Futebol, o curso tem como objetivo ampliar os conhecimentos de gestão e gestão técnica dos participantes através de conteúdos atualizados, didáticos e com total aplicabilidade nos diferentes ambientes profissionais.

Sua ementa permite também a participação não só de executivos de futebol como de quaisquer profissionais (advogados, agentes, jornalistas, comentaristas, especialistas de marketing, supervisores, coordenadores, etc.) que buscam qualificação para o exercício de sua profissão.

Como colaborador do projeto, aluno do curso, participante da construção do módulo de encerramento e técnico de futebol, o objetivo desta coluna é alertar a todos os gestores de campo (treinadores, adjuntos, auxiliares técnicos, preparadores físicos, treinadores de goleiros e analistas de desempenho) quanto à importância de adquirir conhecimento global da modalidade.

Para isso será apresentado a formatação do curso, que é dividido em dez módulos e tem uma carga horária de 50 horas/aula. Destas, 8 horas são presenciais (quatro horas da aula inaugural e quatro horas da aula de encerramento) e as outras 42 são realizadas on-line.

No Módulo 1, são discutidas as orientações gerais do curso, como utilizar as ferramentas virtuais e a introdução de conceitos que serão aprofundados no decorrer dos Módulos.

O módulo seguinte, dedicado à capacitação profissional, aponta os pré-requisitos dos funcionários modernos, os elementos para desenvolver um plano de carreira, o currículo “oculto” do treinador e tópicos introdutórios sobre liderança no futebol.

O terceiro módulo traz conceitos gerais da administração e gestão esportiva, como as ferramentas SWOT (análise das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades) e PDCA (ciclo de melhoria contínua) aplicadas aos clubes de futebol. Além disso, discute as funções de um executivo de futebol no exercício da gestão técnica.

O Módulo 4 discute amplamente o conceito de paradigma e o quanto o mesmo pode limitar tanto a capacidade de adaptação a novos ambientes como a interpretação da realidade. Este conceito é trabalhado para os apontamentos iniciais sobre a visão integrada e sistêmica, que se refletem na Metodologia de Treinamento.

Já o próximo módulo é dedicado ao cenário atual do futebol brasileiro. O diagnóstico é estabelecido através de estudos de diferentes áreas que envolvem a modalidade: jurídica, de governança, financeira, de marketing, torcida, calendário, responsabilidade social e área técnica-desportiva.

O sexto módulo se propõe a discutir o planejamento estratégico, apresentando suas funções, diferentes etapas de planejamento e como sua aplicação influencia as necessidades básicas de um clube de futebol.

O Módulo 7 faz uma reflexão crítica sobre a formação profissional no Brasil e as gritantes diferenças em relação a algumas escolas europeias, como a alemã, a inglesa e a espanhola. Em uma das aulas, as estratégias da UEFA e seus modelos de formação são amplamente discutidos.

No oitavo módulo, o tema abordado se refere à seleção, captação e desenvolvimento do talento no futebol. Com discussões sobre dom, talento, vocação, ambiente procura-se estabelecer um novo olhar para a produção de talentos nas categorias de base das equipes brasileiras. Esta nova visão, consequentemente, vem acompanhada de novas ações.

O penúltimo módulo aborda a avaliação sistêmica e interdisciplinar no futebol. Com ferramentas de grande aplicabilidade prática fica evidente a necessidade de uma análise e intervenção multifatoriais que culminem na melhoria do desempenho esportivo.

E o módulo de encerramento compreende os elementos que conotam a evolução do jogo de futebol, uma análise qualitativa do jogo brasileiro e a evolução da Metodologia de Treinamento.
Em todas as aulas do curso há a utilização de vídeos, entrevistas e cases que corroboram com o assunto que está sendo discutido. Além disso, o tópico de materiais complementares permite maior aprofundamento nos assuntos que despertem mais interesse.

Como pode ser percebido, muitos módulos estão diretamente relacionados ao exercício profissional do técnico de futebol. Ter uma visão ampliada do ambiente, que exceda aos conhecimentos técnico-táticos sobre o jogo, é fundamental para a demanda do futebol atual.

Ganhar jogos sempre será o objetivo do futebol! E os processos dos clubes, dos procedimentos administrativos aos técnicos, de como construir a vitória estão cada vez mais elaborados.

Como treinador, ser capaz de se adaptar a este cenário e contribuir para sua evolução pode trazer vantagem competitiva e consequente obtenção de destaque no mercado. Estar preparado é necessário, estudar é aconselhado!

Abraços e até a próxima semana.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso