Engajamento do torcedor

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Há um hábito, nos últimos tempos, em criticar ou apontar erros nos departamentos de marketing dos clubes pela sua inoperância ou ineficiência. E é fato! Precisamos evoluir muito em termos de ações de engajamento e aproximação junto ao torcedor/consumidor. Mas quando aparecem boas práticas, é preciso destacar para servir de modelo com a finalidade de evoluirmos como indústria.

Para tal, vou citar o início de uma campanha de conscientização do torcedor feita pelo Joinville Esporte Clube. O mote é “# Tô Fechado com o JEC”, que procura abrir um ponto de reflexão no sentido da cobrança por resultados esportivos do clube na sua volta a Série A do Campeonato Brasileiro (veja o vídeo aqui: http://globotv.globo.com/rbs-sc/jornal-do-almoco-sc/v/joinville-lanca-campanha-to-fechado-com-o-jec/4192240/).

O sentido é fazer com que o torcedor siga apoiando o clube independente do resultado dentro de campo. E é exatamente a isso que se presta um bom departamento de marketing de clube de futebol: desenvolver um trabalho que transcenda os resultados esportivos.

Logicamente, a campanha é tanto arriscada quanto ousada. O risco está, principalmente, se a performance da equipe for muito aquém do previsto, podendo virar alvo de torcedores rivais contra os do JEC. Mas estes pormenores do universo do futebol não podem inibir a liberdade criativa e os projetos necessários para melhorar o relacionamento do clube com o seu consumidor.

O que de fato acredito é que a ousadia poderá trazer frutos muito mais positivos do que negativos. E esse é o seu grande valor em uma campanha que percorre essa linha tênue! Reforçar a paixão do torcedor pelo clube através da campanha poderá gerar reflexos muito bons no presente e no futuro, como maior participação nos programas de sócio torcedor do clube, venda de produtos licenciados e ativações diferentes por parte dos patrocinadores.

O ambiente do futebol brasileiro precisa de ações mais efetivas para dialogar de forma mais clara e direta com o torcedor. Que bom, também, que podemos começar a citar exemplos de clubes com impacto regional. Isto é um bom indicador que as coisas podem evoluir muito bem em um futuro próximo à medida que os clubes começarem a ver os seus departamentos de marketing como “Centro de Investimento” e não como “Centro de Custos”! 

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